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dc.contributor.advisorRezende, Daniela de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.creatorCorção, Camila Sevalhopt_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T21:42:25Z
dc.date.available2025-08-06T21:42:25Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97819
dc.descriptionOrientadora: Professora MS Daniela de O. Rezendept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho aborda a questão da tendência para a alimentação saudável na atualidade, com enfoque na análise de como os hotéis de Curitiba - PR, classificados como "muito confortáveis", utilizam-na como diferencial competitivo em seus restaurantes. O objetivo geral da pesquisa é analisar como os restaurantes dos hotéis "Muito Confortáveis" de Curitiba, segundo o Guia 4 Rodas 2008, atendem os clientes que seguem uma alimentação saudável e como podem incluir ou aperfeiçoar seus cardápios e serviços com opções para esta demanda. A metodologia da pesquisa consistiu em pesquisas bibliográficas para conceituar os termos a serem trabalhados; entrevistas com profissionais da área de nutrição; e entrevistas estruturadas com profissionais responsáveis pelo setor de Alimentos e Bebidas dos hotéis pesquisados. Verificou-se as ações dos restaurantes em relação ã tendência para a alimentação saudável, bem como as possibilidades destes diferenciais como estratégias de marketing para os hotéis. A partir dos resultados da pesquisa, são propostas sugestões de como trabalhar o marketing em hotéis que disponibilizam "alimentos saudáveis" para seus hóspedes, levando-se em conta os itens do mix de marketing. Desta maneira, as propostas visam um melhor aproveitamento desta tendência à alimentação saudável como diferencial competitivo para os hotéis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work approaches the tendency to a healthy alimentation nowadays. The center of interest Iays on the analysis of several hotels, classified as "very comfortable" according to the 4 Rodas Guide 2008, in Curitiba - Paraná. These hotels use the healthy cosine in their restaurants as a point of gain in competitiveness. The pinpoint of this research is to analyze how does this "very comfortable" hotels from Curitiba, according to the 4 Rodas Guide 2008, attend their clients that eats healthily in a daily basis. ln addition, this research purpose is to verify how these hotels could improve their menus and services according to the healthy customers. The study"s methodology was based on bibliographic research so it could be possible to conceptualize the common terms used; interviews with nutrition field professionals, as well as structured inter\/iews with Food and Drink department professionals from the approached hotels; the tendency of the restaurants to implement healthy food, such as the posslbilities of the execution actions as a marketing strategy favoring the hotels. Through the obtained results, propositions in the marketing structure in these hotels that offer healthy food to their clientele, considering the mix of marketing items. Therefore, the propositions aim better use of the propensity to seek a healthy alimentation as a gaining point to the hotels.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectAlimentos e bebidaspt_BR
dc.subjectServiço de alimentaçãopt_BR
dc.subjectQualidade em serviços - Turismopt_BR
dc.subjectRestaurantes - Serviços ao clientept_BR
dc.titleAlimentação saudável : diferencial competitivo para restaurantes de hotéispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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