Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Bruno Martins Augusto, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.creatorAndrukiu, Alcimara Meira Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T20:03:37Z
dc.date.available2025-08-06T20:03:37Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97811
dc.descriptionOrientador: Prof. MsC. Bruno Martins Augusto Gomespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho teve como principal objetivo analisar a relação que as políticas públicas e o patrimônio cultural apresentam, tendo em vista o desenvolvimento através do turismo e da educação patrimonial. O município focalizado para o desenvolvimento do estudo é o de Antonina, no litoral do Estado do Paraná, o qual teve seu Centro Histórico tombado no ano de 2011. Para elaborar o presente trabalho, recorreu-se aos autores que discorrem sobre os temas políticas públicas, patrimônio cultural, desenvolvimento, educação e turismo, constituindo, assim, o embasamento teórico. Com o intuito de alcançar os objetivos da pesquisa, adotou-se a metodologia baseada na pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados os roteiros de entrevistas semi-estruturadas, as quais foram realizadas com uma amostra definida por método não-probabilístico. As pessoas a serem entrevistadas foram selecionadas conforme o envolvimento com o tombamento ou com o turismo em Antonina. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e agrupados de forma que fossem atendidos os objetivos específicos. Os residentes mostraram que reconhecem o valor que os casarios antigos possuem. Para estes, o tombamento pode influenciar positivamente no turismo, o qual, por sua vez, pode aumentar a oportunidade de emprego e renda. Também notou-se que os antoninenses ainda apresentam dúvidas sobre o tombamento, suas implicações e efeitos. Como solução para parte do problema encontrado propõe-se um projeto de Educação patrimonial para os residentes. Tal projeto prevê a atuação de um grupo interdisciplinar de profissionais do turismo, educação, arquiteto. A equipe trabalhará, contando com encontros semanais e reuniões, para que o conhecimento seja compartilhado entre a população. Como contribuição principal deste estudo, cita-se a elucidação de uma maneira de se conduzir um município ao desenvolvimento por meio do turismo, bem como através da educação patrimonial, a qual pode representar uma variável importante para o planejamento do turismo local.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This academic work aimed to analyze the relationship that public policies and cultural patrimony present in view of the development through tourism and Cultural Patrimony education. The city focused on the development of the study is Antonina, on the coast of Paraná State, which had its Historical Center registrated in "Livro do Tombo" of National Historical and Artistic Patrimony lnstitution, in 2011, making this Center into listed buildings. To prepare this work, productions of authors who talk about public policy issues, cultural heritage, development, education and tourism, were used to construct the theoretical foundation. In order to achieve the research objectives, it's adopted a methodology based on qualitative research, using as an instrument for data collection scripts of semi-structured interviews, which were conducted with a sample defined by non-probabilistic method. The people to be interviewed were selected as the involvement with the registration or tourism in Antonina. The collected data were subjected to content analysis and grouped so that the specific objectives were met. Flesidents showed they recognize the value that the old houses have. For these, the registration can positively influence on tourism, which in turn, may increase the chance of employment and income. Also it was noted that antoninenses still have doubts about the registration, its implications and effects. As part of the solution to the problem found appears a project in cultural patrimony education to residents. This project provides the procedure of an interdisciplinary group of professionals in tourism, education, architecture. The team will work with many meetings to share knowledge among the population. As a main contribution of this study, cite the elucidation of a way to lead a city to development itself through tourism and patrimony through education, which may represent an important variable for the planning of local tourism.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPolítica pública - Brasilpt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural - Paranápt_BR
dc.subjectTurismo - Antonina (PR)pt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural - Proteçãopt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.titlePolíticas públicas e patrimônio cultural em Antonina, Paraná : uma proposta de desenvolvimento a partir da educação e do turismopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples