• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso de livros didáticos para o ensino de música na escola : perspectivas docentes no Brasil e na Alemanha

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - ANDREIA SCHACH FEY.pdf (2.460Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Fey, Andréia Schach
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo, desenvolvido no âmbito de um programa de doutorado em Música, investiga o papel dos livros didáticos no ensino de Música em contextos escolares do Brasil e da Alemanha, ancorando-se na abordagem da Manualística (Escolano Benito, 2006). A pesquisa analisa o espaço ocupado pelos livros didáticos na prática docente, considerando os sistemas educacionais de ambos os países e os aportes teóricos sobre cultura escolar (Chervel, 1990; Forquin, 1992; Julia, 2001; Viñao Frago, 2008). No caso brasileiro, examina-se a trajetória da Música no currículo escolar, incorporada como linguagem artística na disciplina de Arte, e o uso dos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A investigação de campo caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, tendo na etapa brasileira como instrumento de coleta um questionário aplicado a 38 docentes da rede pública do Paraná. Os dados indicaram que 76,3% dos/as participantes fazem uso dos livros didáticos, seja no planejamento das aulas, seja diretamente com os/as estudantes. Na Alemanha, a pesquisa envolveu revisão bibliográfica sobre a disciplina de Música, a formação docente e o uso de livros didáticos, além da observação de 17 aulas em 7 escolas da Baixa Saxônia e da aplicação de questionários a 12 professores/as. Os resultados das observações realizadas corroboram estudos anteriores (Jünger, 2006a, 2006b), ao revelarem que em 6% das aulas foi feito uso direto do livro didático com os/as alunos/as, enquanto 73% dos/as docentes não os utilizaram. No entanto, relatos apontam para o uso de trechos de manuais e a presença de uma nova coleção didática nas escolas visitadas. A análise dos dados, fundamentada nos conceitos de Pierre Bourdieu, evidencia que o uso dos livros didáticos está intrinsecamente relacionado à formação docente e à herança da antiga disciplina de Educação Artística (Barbosa, 2003). Embora o PNLD Arte seja recente, sua inclusão tem promovido propostas interdisciplinares, e a Música vem ganhando maior espaço no currículo escolar. No entanto, os dados indicam que o alto investimento em livros didáticos poderia gerar melhores resultados caso fosse acompanhado de investimentos na formação dos/as docentes que os utilizam, uma vez que níveis mais elevados de qualificação favorecem o uso pedagógico mais efetivo dos manuais (Choppin, 2000)
     
    Abstract: This study, developed within the scope of a doctoral program in Music, investigates the role of textbooks in music education in school contexts in Brazil and Germany, grounded in the theoretical framework of Manualistics (Escolano Benito, 2006). The research analyzes the place occupied by textbooks in teaching practices, considering the educational systems of both countries and theoretical contributions on school culture (Chervel, 1990; Forquin, 1992; Julia, 2001; Viñao Frago, 2008). In the Brazilian context, the study examines the trajectory of Music in the school curriculum, incorporated as one of the artistic languages in the subject of Art, and the use of textbooks distributed by the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD). The field research is characterized as a multiple-case study. In the Brazilian stage, data were collected through a questionnaire answered by 38 public school teachers from the state of Paraná. The results indicated that 76.3% of the participants use textbooks, either for lesson planning or directly with students. In Germany, the study included a literature review on the subject of Music, teacher education, and textbook use, as well as the observation of 17 lessons in 7 schools in Lower Saxony and the application of questionnaires to 12 teachers. The observations confirmed previous studies (Jünger, 2006a, 2006b), revealing that direct use of textbooks with students occurred in only one of the observed lessons, while the majority of teachers (eight out of twelve) did not use textbooks, not even during planning. Nevertheless, teachers reported making use of excerpts from manuals, and a new textbook collection was present in the schools visited. Data analysis, based on concepts by Pierre Bourdieu, shows that the use of textbooks is closely linked to teacher training and the legacy of the former discipline of Artistic Education (Barbosa, 2003). Although PNLD Arte is a recent initiative, its implementation has fostered interdisciplinary approaches, and Music has gained greater visibility in the school curriculum. However, the findings indicate that the significant public investment in textbooks could yield more effective results if accompanied by investments in teacher training, as higher levels of qualification tend to enhance the pedagogical use of these materials (Choppin, 2000)
     
    Zusammenfassung: Diese Studie, entwickelt im Rahmen eines Promotionsprogramms im Fach Musik, untersucht die Rolle von Schulbüchern im Musikunterricht in schulischen Kontexten Brasiliens und Deutschlands und stützt sich dabei auf den Ansatz der Manualistik (Escolano Benito, 2006). Die Forschung analysiert den Stellenwert von Schulbüchern in der Unterrichtspraxis unter Berücksichtigung der Bildungssysteme beider Länder sowie theoretischer Beiträge zur Schul- und Bildungskultur (Chervel, 1990; Forquin, 1992; Julia, 2001; Viñao Frago, 2008). Im brasilianischen Kontext wird der Werdegang des Fachs Musik im schulischen Curriculum untersucht, das als künstlerische Sprache im Fach Kunst verankert ist, sowie der Einsatz von Schulbüchern, die im Rahmen des „Programa Nacional do Livro e do Material Didático" (PNLD) an öffentliche Schulen verteilt werden. Die empirische Untersuchung ist als Mehrfachfallstudie konzipiert. In der brasilianischen Phase wurde ein Fragebogen an 38 Lehrkräfte öffentlicher Schulen in Paraná gerichtet. Die Ergebnisse zeigten, dass 76,3 % der Teilnehmenden Schulbücher entweder zur Unterrichtsplanung oder im direkten Einsatz mit den Schüler*innen verwenden. In Deutschland umfasste die Untersuchung eine Literaturrecherche zum Fach Musik, zur Lehrer*innenbildung und zur Verwendung von Schulbüchern sowie die Beobachtung von 17 Unterrichtsstunden an 7 Schulen in Niedersachsen und eine Befragung von 12 Musiklehrkräften. Die Beobachtungen bestätigten frühere Studien (Jünger, 2006a, 2006b): In nur einer der beobachteten Unterrichtsstunden wurde ein Schulbuch im Unterricht verwendet, während acht der zwölf Lehrkräfte angaben, keine Schulbücher zu nutzen, auch nicht in der Planung. Dennoch zeigten Aussagen der Lehrkräfte, dass Ausschnitte aus Lehrwerken durchaus verwendet werden und in den besuchten Schulen eine neue Musikbuchreihe vorhanden ist. Die Datenauswertung, gestützt auf Konzepte von Pierre Bourdieu, zeigt, dass der Einsatz von Schulbüchern eng mit der Ausbildung der Lehrkräfte und dem Erbe des früheren Fachs Kunsterziehung (Barbosa, 2003) verknüpft ist. Auch wenn das PNLD Kunst ein relativ neues Programm ist, hat seine Einführung interdisziplinäre Ansätze gefördert und dem Fach Musik im Curriculum größere Sichtbarkeit verschafft. Die Ergebnisse weisen jedoch darauf hin, dass die hohen Investitionen in Schulbücher wirkungsvoller sein könnten, wenn sie durch Investitionen in die Aus- und Weiterbildung der Lehrkräfte begleitet würden, da ein höheres Qualifikationsniveau die pädagogische Nutzung der Lehrmaterialien begünstigt (Choppin, 2000)
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97725
    Collections
    • Teses [51]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV