Metaverso, simulação, modelagem 3D e gêmeos digitais : transformações e impactos na industria automobilística
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Polycarpo, Alexandre Willian
Lidio, Leandro Berno
Thives, Mauricio da Costa
Marcondes, Normando Guedes
Wildauer, Egon Walter, 1969-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão em Engenharia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das tecnologias implementas na Indústria 4.0 (I4.0), como simulação, modelagem 3D e gêmeos digitais. A utilização destas tecnologias já está implementada na Renault do Brasil, conforme estudos de caso detalhados neste trabalho, ilustram os benefícios e desafios para implementação destas tecnologias em outras empresas. Os estudos de casos comprovam que o uso destas tecnologias proporciona: resultando em reduções significativas de custos, aumento da eficiência operacional e melhorias na qualidade de produtos e processos. O investimento para tal mostrou-se viável e seu retorno pode ser demonstrado pelos estudos de casos analisados e disponibilizados. Os métodos utilizados para realização do projeto foram: pesquisa bibliográfica com análise documental, de estudos de casos aplicados em uma empresa do setor automotivo. Os resultados indicam que essas tecnologias desempenham um papel significativo no avanço dessas companhias, tendo resultados positivos, como redução de tempo de inovação/personalização e de custo. Conclui-se que as implementações digitais se tornaram uma ferramenta crucial para a competitividade de mercado, evidenciando o quão necessárias são para a atualidade Abstract: This paper aims to analyze the influence of technologies implemented in Industry 4.0 (I4.0), such as simulation, 3D modeling and digital twins. The use of these technologies has already been implemented at Renault do Brasil, as detailed in the case studies in this paper illustrate the benefits and challenges of implementing these technologies in other companies. The case studies proves that the use of these technologies provides: significant cost reductions, increased operational efficiency and improvements in the quality of products and processes. The investment for this purpose proved to be viable and its return can be demonstrated by the case studies analyzed and made available. The methods used to carry out the project were: bibliographic research with documentary analysis of case studies applied in a company in the automotive sector. The results indicate that these technologies play a significant role in the advancement of these companies, with positive results, such as reduced innovation/customization time and cost. The conclusion is that digital implementations have become a crucial tool for market competitiveness, evidence of how necessary they are nowadays