Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorEgashira, Joãopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-31T14:33:25Z
dc.date.available2025-07-31T14:33:25Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97675
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 23/02/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Músicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o Clube do Choro de Curitiba no recorte temporal de 2003 a 2008. Tem como objetivo geral compreender de que forma se desenvolveram suas atividades nesse período. Para cumprir esse objetivo, foram utilizadas aproximações metodológicas variadas, como: pesquisa bibliográfica, descrição etnográfica musical, pesquisa documental, análise de dados visuais, análise musical e entrevistas. Ao longo do trabalho foram trazidos aspectos históricos do choro no Brasil, focando-se principalmente na realização dos primeiros festivais de choro, assim como na criação dos primeiros clubes de choro do país. Também foram trazidos aspectos gerais da história do choro em Curitiba até se chegar à criação do Clube do Choro de Curitiba. Após a pesquisa que gerou este trabalho, foi possível concluir que o Clube do Choro de Curitiba apresentou um diferencial em relação a outros clubes pesquisados: era principalmente voltado à composição. Tal característica favoreceu o surgimento de uma geração de compositores de choro em Curitiba. Também foi possível perceber que, entre os choros analisados, não existia um padrão composicional. Na discussão de dados, autores da etnomusicologia foram utilizados como base teóricapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research object of this dissertation is the Clube do Choro de Curitiba, in the temporal cutoff of 2003 to 2008. The main purpose is to understand how they developed their activities during this period. To meet that goal, it has been used several methodological approaches, as: bibliographical research, ethnographic musical description, visual data analysis and musical analysis and interviews. The historical aspects of choro in Brazil were highlighted throughout the research, focusing on the production of the first festivals of choro, as well as in the creation of the first Choro Clubs in Brazil. General aspects of choro’s history in Curitiba were presented, until the creation of the Clube do Choro de Curitiba. Some compositions of the first CD of the Club were musically analyzed. Authors of ethnomusicology were used as a theoretical basis for the discussion of the datapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectChoropt_BR
dc.subjectCuritiba (PR) - Músicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleClube do choro de Curitiba e suas composiçõespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples