Clube do choro de Curitiba e suas composições
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o Clube do Choro de Curitiba no recorte temporal de 2003 a 2008. Tem como objetivo geral compreender de que forma se desenvolveram suas atividades nesse período. Para cumprir esse objetivo, foram utilizadas aproximações metodológicas variadas, como: pesquisa bibliográfica, descrição etnográfica musical, pesquisa documental, análise de dados visuais, análise musical e entrevistas. Ao longo do trabalho foram trazidos aspectos históricos do choro no Brasil, focando-se principalmente na realização dos primeiros festivais de choro, assim como na criação dos primeiros clubes de choro do país. Também foram trazidos aspectos gerais da história do choro em Curitiba até se chegar à criação do Clube do Choro de Curitiba. Após a pesquisa que gerou este trabalho, foi possível concluir que o Clube do Choro de Curitiba apresentou um diferencial em relação a outros clubes pesquisados: era principalmente voltado à composição. Tal característica favoreceu o surgimento de uma geração de compositores de choro em Curitiba. Também foi possível perceber que, entre os choros analisados, não existia um padrão composicional. Na discussão de dados, autores da etnomusicologia foram utilizados como base teórica Abstract: The research object of this dissertation is the Clube do Choro de Curitiba, in the temporal cutoff of 2003 to 2008. The main purpose is to understand how they developed their activities during this period. To meet that goal, it has been used several methodological approaches, as: bibliographical research, ethnographic musical description, visual data analysis and musical analysis and interviews. The historical aspects of choro in Brazil were highlighted throughout the research, focusing on the production of the first festivals of choro, as well as in the creation of the first Choro Clubs in Brazil. General aspects of choro’s history in Curitiba were presented, until the creation of the Clube do Choro de Curitiba. Some compositions of the first CD of the Club were musically analyzed. Authors of ethnomusicology were used as a theoretical basis for the discussion of the data
Collections
- Dissertações [205]