Mostrar registro simples

dc.contributorMolina Junior, Jairo Choperenapt_BR
dc.contributorMauger, Juliano Irumept_BR
dc.contributor.advisorWildauer, Egon Walter, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão em Engenhariapt_BR
dc.creatorCavallim, Igor Rafael Araujopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-29T15:48:42Z
dc.date.available2025-07-29T15:48:42Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97596
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauerpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA Gestão em Engenhariapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Empresa Y, com mais de duas décadas de atuação no mercado automotivo, está em processo de reformulação tecnológica. A necessidade de reduzir o tempo de produção em pelo menos 5% no segmento de sistemas limpadores de para-brisas panorâmicos foi identificada. A utilização de Inteligência Artificial (IA) surge como uma solução potencial para otimizar o tempo de produção. Como objetivo geral levantou-se identificar soluções de redução e otimização do tempo de produção utilizando a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) em uma linha de componentes automotivos, como objetivos específicos; identificar as necessidades da empresa em relação ao uso de IA em seus produtos, verificar os conhecimentos e a aplicabilidade da IA no setor estudado, aplicar as soluções pesquisadas e viáveis encontradas e ainda demonstrar o ganho de otimização de tempo com o uso da IA. A implementação de IA na linha de produção da Empresa Y visa não apenas a redução do tempo de produção, mas também a melhoria contínua dos processos, garantindo maior eficiência e competitividade no mercado automotivopt_BR
dc.description.abstractAbstract: Company Y, which has been operating in the automotive market for over two decades, is undergoing a technological overhaul. The need to reduce production time by at least 5% in the panoramic windshield wiper system segments was identified. The use of Artificial Intelligence (AI) emerges as a potential solution to optimize the production rate. The general objective announced was to identify solutions for reducing and optimizing production time using the Artificial Intelligence (AI) tool in a line of automotive components. The specific objectives were: Identify the company's needs regarding the use of AI in its products, verify the knowledge and applicability of AI in the trained sector, apply the researched and viable solutions found, and also demonstrate the gain in time optimization with the use of AI. The implementation of AI in the Company's production line aims not only to reduce production time, but also to continuously improve processes, ensuring greater efficiency and competitiveness in the automotive marketpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.titleOtimização de produtos guiados por inteligência artificial na indústria 4.0pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples