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dc.contributor.advisorBarbosa, Juliana dos Santos, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica da Comunicaçãopt_BR
dc.creatorMartins, Clarice Palacept_BR
dc.date.accessioned2025-07-28T16:14:17Z
dc.date.available2025-07-28T16:14:17Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97593
dc.descriptionOrientador: Orientadora: Prof(a). Dr(a). Juliana Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica da Comunicaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo investiga a relação entre comunicação interna e gestão de crise, trazendo como ponto principal a importância do alinhamento estratégico para a efetividade das ações organizacionais em momentos críticos. A pesquisa tem como foco um estudo de caso de uma concessionária de rodovias no Paraná, que, em seu primeiro ano de operação, teve alguns de seus colaboradores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. A partir da análise do caso, identificou-se que a ausência de um planejamento estruturado resultou em falhas na comunicação, ações desconexas e perda de engajamento dos colaboradores nas ações solidárias promovidas. O estudo ressalta que, para garantir respostas rápidas e eficazes, a comunicação interna de crise deve estar integrada à estratégia corporativa, afirmando a necessidade da criação de um comitê de crise e a formação de uma estrutura corporativa hierarquizada para fortalecer a coordenação e a transparência das açõespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study explores the influence of internal communication on crisis management, emphasizing the importance of strategic alignment for the effectiveness of organizational actions during critical moments. The research focuses on a case study of a highway concessionaire in Paraná, which, in its first year of operation, had some of its employees affected by the floods in Rio Grande do Sul in 2024. The analysis revealed that the absence of structured planning led to communication failures, uncoordinated actions, and decreased employee engagement in the company’s solidarity initiatives. The study highlights that, to ensure quick and effective responses, internal crisis communication must be integrated into the corporate strategy, reinforcing the need to establish a crisis committee and a structured corporate hierarchy to enhance coordination and transparency in crisis response effortspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.subjectPlanejamento da comunicaçãopt_BR
dc.subjectAdministração de crisespt_BR
dc.titleComunicação interna em cenários de crise : a importância do alinhamento estratégico para a efetividade de açõespt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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