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    Turismo LGBT como segmento subaproveitado : características, relevância e potenciais contribuições para a economia local e regional a partir do caso de Pontal do Paraná - PR (Brasil)

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    R-G-ANTONIO-GARCIA G LT Turismo.pdf (1.328Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Garcia, Antonio Carlos de Freitas
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa refere-se ao lucrativo mercado de turismo LGBT e sua ocorrência no município de Pontal do Paraná-PR, mercado este que está recebendo, cada vez mais, a atenção dos poderes privado e público ao redor o mundo pela sua valiosa contribuição para a economia global. De acordo com a literatura consultada, a comunidade LGBT é formada, em sua maioria, por pessoas com hábitos de consumo sofisticados, preocupadas com a saúde, a aparência, amantes das artes, da cultura e que viajam com frequência superior à média dos demais turistas consumindo cerca de 30% mais que estes. Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar públicos ou segmentos que representam nichos ou oportunidades subaproveitadas na atividade turística de Pontal do Paraná, em específico o caso dos turistas LGBT, bem como identificar o potencial turístico do município de Pontal do Paraná-PR para atrair esse público, colacionar as manifestações LGBT já ocorridas, identificar as ações do poder público municipal, já executadas ou em andamento, com vistas a sugerir outras que possam ser implementadas futuramente para fomentar esse segmento turístico no município. Os métodos utilizados foram as pesquisas bibliográficas e documentais com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos, bem como consulta presencial junto à Secretaria de Turismo do município de Pontal do Paraná. Os resultados da presente investigação mostraram que o Turismo LGBT se destaca como nicho subaproveitado. Apesar do potencial turístico do município que vai muito além do turismo de sol e praia - seu cartão postal, não há, até o momento, por parte do poder público municipal, registros de políticas ou ações públicas dirigidas a esse nicho, visando atrair essa interessante categoria de consumidores, o que, certamente, contribuiria positivamente para as economias local e regional. Conclui-se que estamos diante de um afortunado segmento de público inexplorado no litoral paranaense, com perspectivas de injeção de milhares, ou até milhões de reais na economia municipal, mas que o poder público tampouco os empresários ainda não o exploraram, aparentemente por motivos sociais e culturais ou até mesmo por discriminação
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97576
    Collections
    • Gestão de Turismo (Litoral) [80]

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