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dc.contributorQuincozes, Naiderani Emilin dos Santospt_BR
dc.contributor.advisorJunkes, Delcio, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCruz, Julia de França dapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T19:09:24Z
dc.date.available2025-07-23T19:09:24Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97474
dc.descriptionOrientador: Délcio Junkespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A escola, como um ambiente transformador, oferece oportunidades importantes para discutir temas sensíveis como a morte, que, muitas vezes, é abordada de forma velada, devido a tabus. Este trabalho bibliográfico tem como objetivo explorar como a literatura infantil pode ser uma ferramenta de mediação no tratamento desse tema, através de obras literárias e estudos acadêmicos que abordam a questão. A principal proposta deste estudo é oferecer aos educadores um material de apoio para introduzir a morte nas discussões em sala de aula de forma naturalizada, sem romantizá-la, mas compreendendo-a como um processo natural da vida. Acreditamos que a escola, ao proporcionar uma abordagem sensível e respeitosa sobre a morte, ajuda as crianças a desenvolverem uma visão equilibrada sobre o tema, considerando que a morte é parte do ciclo da vida e deve ser discutida com naturalidade. Para tanto, o trabalho traz uma análise sobre a sociologia da infância, buscando compreender as conexões entre a criança, a infância e ausência no que diz respeito a abordagens de temas sensíveis. Também é abordada a importância da literatura no ambiente escolar. Além disso, o trabalho explora brevemente um olhar multicultural sobre a morte. Durante a pesquisa, também foram feitas indicações de obras literárias que podem servir como sugestão para os educadores trabalharem a morte com as crianças, proporcionando um espaço de reflexão e diálogo sobre a temática. A proposta é que, ao introduzir a morte de forma cuidadosa e com embasamento teórico, os educadores criem um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos possam desenvolver uma compreensão sensível sobre o tema. Ao longo do trabalho, fica evidente a importância de tratar a morte como um processo natural e inevitável da vida, que deve ser compreendido com respeito, sem ocultá-lo ou romantizá-lo. Em suma, a pesquisa busca contribuir para a formação de educadores que estejam preparados para abordar temas difíceis como a morte, com empatia e responsabilidade, ajudando as crianças a entenderem que é um aspecto da vida que precisa ser reconhecido e discutido com sensibilidade, criando assim um espaço de possibilidades, reflexões e diálogos essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e emocional dos alunospt_BR
dc.description.abstractAbstract : School, as a transformative environment, offers important opportunities to discuss sensitive topics such as death, which is often covered in a veiled way, due to taboos. This bibliographical work aims to explore how children's literature can be a mediation tool in the treatment of this topic, through literary works and academic studies that address the issue.The main proposal of this study is to offer educators support material to introduce death into classroom discussions in a naturalized way, without romanticizing it, but understanding it as a natural process of life. We believe that the school, by providing a sensitive and respectful approach to death, helps children to develop a balanced view on the subject, considering that death is part of the cycle of life and should be discussed naturally. To this end, the work presents an analysis of the sociology of childhood, seeking to understand the connections between the child, childhood and absence with regard to approaches to sensitive topics. The importance of literature in the school environment is also addressed. Furthermore, the work briefly explores a multicultural perspective on death. During the research, indications were also made of literary works that can serve as a suggestion for educators to work on death with children, providing a space for reflection and dialogue on the topic. The proposal is that, by introducing death in a careful and theoretically based way, educators create a safe and welcoming environment, where students can develop a sensitive understanding of the topic. Throughout the work, the importance of treating death as a natural and inevitable process of life becomes evident, which must be understood with respect, without hiding or romanticizing it. In short, the research seeks to contribute to the training of educators who are prepared to approach difficult topics such as death, with empathy and responsibility, helping children to understand that it is an aspect of life that needs to be recognized and discussed with sensitivity, thus creating a space of possibilities, reflections and dialogues essential for the development of students' critical and emotional thinkingpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.titleA morte e a literatura infantil na escola : possibilidades, reflexões e diálogospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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