Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Molin Filho, Rafael Germano, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorFarias, Tainara Ciriacopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-18T13:14:35Z
dc.date.available2025-07-18T13:14:35Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97408
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Germano Dal Molin Filhopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O comércio de sorvetes é um setor do mercado alimentício com presença marcante de grandes empresas preparadas para atender clientes em todas as escalas de demanda. Neste meio, também estão inseridas diversas micro e pequenas empresas que encontram enormes desafios para estabelecer uma competitividade a médio e longo prazo nos seus mercados de atuação. Destaca-se ainda que uma das características predominantes do mercado de sorvetes é a sazonalidade da sua demanda que juntamente com a falta de planejamento dos processos produtivos, ocasiona a curto prazo o baixo desempenho da empresa junto a seus clientes. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo a realização de um estudo em uma empresa fabricante de picolés localizada na cidade de Jandaia do Sul no Paraná, no qual elaborou a partir do conhecimento do sistema de produção atual, uma sugestão de melhoria no processo de fabricação dos picolés, visando obter um aumento de 5% na fabricação/comercialização do produto. Foi realizado uma análise da capacidade bruta de produção por meio de propostas de produção constante, utilizando como critérios a capacidade produtiva da linha de picolés e a capacidade máxima de estocagem. A proposta desenvolvida para a gestão operacional de 12 meses da empresa recomendou a produção em fluxo contínuo de 18000 mil unidades ao mês, com projeção de atendimento de sazonalidades de operação por meio da formação de estoques estratégicospt_BR
dc.description.abstractAbstract : The ice cream trade is a sector of the food market with a large presence of large companies prepared to serve customers at all scales of demand. In this environment, there are also several micro and small companies that face enormous challenges to establish medium and long term competitiveness in their markets. It is also noteworthy that one of the predominant characteristics in the ice cream market is the seasonality of its demand, lack of planning of production processes, short-term occasion or poor performance of the company with its customers. In this context, this work aimed to conduct a study in a popsicle manufacturer located in the city of Jandaia do Sul in Paraná, which elaborated from the knowledge of the current production system, a suggestion of improvement in the manufacturing process. of popsicles, aiming to obtain a 5% increase in the manufacture / commercialization of the product. Gross production capacity was analyzed through constant production proposals, using the criteria the production capacity of the popsicle line and the maximum stocking capacity. The proposal developed for the 12-month operational management of the company recommended the continuous production of 18,000 thousand units per month, with projection of meeting operational seasonality through the formation of strategic stockspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento da produçãopt_BR
dc.subjectCapacidade industrialpt_BR
dc.subjectEstoquespt_BR
dc.subjectFabricaspt_BR
dc.subjectSorvetes - Indústriapt_BR
dc.titleProposta para o plano de produção de uma fábrica de picolés na região do Vale do Ivaípt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples