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dc.contributorSilva, Gianluca Notari Magnabosco dapt_BR
dc.contributorBatista, Guilherme Francopt_BR
dc.contributorMachado, Lucaspt_BR
dc.contributorParri, Pietro Borgespt_BR
dc.contributorServelo, Vinicius Ratzkept_BR
dc.contributor.advisorFontana, Rafaela Mantovani, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.date.accessioned2025-07-11T17:55:09Z
dc.date.available2025-07-11T17:55:09Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97344
dc.descriptionAutores: Gianluca Notari Magnabosco da Silva, Guilherme Franco Batista, Lucas Machado, Pietro Borges Parri, Vinicius Ratzke Servelopt_BR
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Rafaela Mantovani Fontanapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 183-187pt_BR
dc.description.abstractResumo : As clínicas odontológicas são locais dedicados à realização de procedimentos para a manutenção e prevenção de problemas relacionados à saúde bucal. Com o passar dos anos, se tornou cada vez mais nítida a necessidade de inovar no gerenciamento destas clínicas, visando otimizar os processos e proporcionar uma experiência melhor para todos os envolvidos, desde pacientes até dentistas. Tratando-se da clínica odontológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além do gerenciamento voltado à otimização de processos e melhora no bem-estar dos envolvidos, também existe a necessidade de um gerenciamento voltado ao ensino e formação acadêmico-profissional dos discentes. O que torna a necessidade de automatização e integração digital ainda mais evidente, devido à falta de controle, padronização, possibilidade de geração de estatísticas, e protocolos adequados para o controle de atendimentos clínicos. Este trabalho descreve a criação de um sistema de informação integrado, que visa melhorar a organização e agilidade dos processos na clínica odontológica da UFPR, através do uso de tecnologias já consolidadas em outros sistemas da UFPR: Java 17 e Spring Boot no back-end; HTML, CSS, Vue.js, Nuxt.js e Sakai no front-end; e Oracle Database como banco de dados. Além disso, o sistema mobile, foi desenvolvido com o auxílio das ferramentas React Native em conjunto com Expo, através do uso da linguagem TypeScript. O objetivo do sistema é centralizar digitalmente os processos que hoje são realizados de forma manual, visando eliminar a necessidade de documentos físicos e a redução do risco de perda de informações, garantindo a acessibilidade dos dados. O sistema contém funcionalidades para o controle de solicitações, atendimentos e manejo de vagas para consultas odontológicas; controle e cadastro de informações referentes à procedimentos; controle de prontuários de pacientes; gerenciamento de usuários e acessos; controle e acompanhamento acadêmico de discentes e docentes, dentre outraspt_BR
dc.description.abstractAbstract : Dental clinics are facilities dedicated to performing procedures for maintaining and preventing issues related to oral health. Over the years, the need to innovate in the management of these clinics has become increasingly evident, aiming to optimize processes and provide a better experience for all involved, from patients to dentists. Regarding the dental clinic at the Federal University of Paraná (UFPR), in addition to management focused on optimizing processes and improving the well-being of those involved, there is also a need for management aimed at academic-professional training for students. This highlights the necessity for automation and digital integration, given the lack of control, standardization, statistical generation capabilities, and appropriate protocols for managing clinical appointments. This work describes the creation of an integrated information system designed to improve the organization and efficiency of processes at UFPR’s dental clinic. It leverages technologies already established in other UFPR systems: Java 17 and Spring Boot for the back-end; HTML, CSS, Vue.js, Nuxt.js, and Sakai for the front-end; and Oracle Database for data storage. Additionally, the mobile system was developed using React Native in conjunction with Expo, utilizing the TypeScript language. The system’s objective is to centralize digitally the processes that are currently performed manually, aiming to eliminate the need for physical documents and reduce the risk of information loss, ensuring data accessibility. The system includes functionalities for managing appointment requests, consultations, and scheduling; managing and registering procedure-related information; controlling patient medical records; managing user accounts and access permissions; and overseeing academic progress for students and faculty, among other featurespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise e desenvolvimento de sistemaspt_BR
dc.subjectOdontologia - Administraçãopt_BR
dc.subjectAcesso à Internetpt_BR
dc.subjectSPRING (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectReact (Electronic resource)pt_BR
dc.subjectVue.js (Estrutura de software)pt_BR
dc.subjectTypeScript (Linguagem de programação de computadores)pt_BR
dc.titleSISO UFPR : Sistema Integrado de Saúde Odontológicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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