Aeroporto Internacional Afonso Pena : um instrumento para divulgação de eventos e promoção dos atrativos turísticos de Curitiba e Região Metropolitana
Resumo
Resumo : Este trabalho propõe-se a avaliar o contexto atual do Aeroporto Internacional Afonso Pena como um instrumento para a divulgação de eventos e promoção dos atrativos turísticos de Curitiba e Região Metropolitana. Sendo este o objetivo central do estudo, buscou-se abordar no referencial teórico temas como: transporte aéreo e aeroportos, eventos, além de marketing de destinos, atrativos turisticos e eventos. Da mesma forma, para cumprir com este objetivo, foi elaborada a proposta metodológica, baseada na pesquisa exploratória de enfoque qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e questionários com perguntas fechadas. A realização da pesquisa possibilitou compreender alguns aspectos importantes em relação ao marketing turístico neste terminal, a saber: os principais entraves e restrições para ações de promoção turística no terminal; a visão dos entrevistados sobre como esse terminal pode ser utilizado para o marketing turístico, visto que possui um grande fluxo de turistas reais e potenciais; o convênio existente com a Infraero por meio do balcão de informações turísticas; e a utilização e posicionamento do balcão de informações turísticas. Em relação ao último, alguns entrevistados apontaram que este necessita de melhorias e inovação. Nessa perspectiva, propôs-se um projeto de otimização do balcão de informações turísticas, com a instalação de um totem interativo, com informações dos municípios da Região Turística Rotas do Pinhão, e um painel para a transmissão de vídeos e imagens promocionais. Acredita-se que, por meio deste estudo, é possível identificar o cenário atual do aeroporto como um instrumento para o marketing turístico, contribuindo também para atrair maior atenção quanto ao potencial, ainda pouco explorado, dessa utilização do Aeroporto Internacional Afonso Pena, para a promoção turística de Curitiba e Região Metropolitana Abstract : This study aims to assess the current context of Afonso Pena International Airport as a tool for the dissemination of events and promotion of tourists attractions in Curitiba and area. Having this as the main target of the study, we attempted to approach the theoretical topics such as: air transportation and airports, events, marketing of destinations, tourists attractions and events. To fulfill the goal, it was elaborated the methodological proposal based on the exploratory research of qualitative approach. The instruments for data collection were semi-structured interviews and questionnaires with closed questions. The research enabled to understand some important aspects in relation to tourism marketing in this terminal, namely: the main barriers and constraints to tourism promotion activities in the terminal; respondents' views about how this terminal can be used for tourism marketing since it has a great flow of actual and potential tourists; the existing partnership with Infraero through the tourist information desk; and the use and placement of the tourist information desk. Regarding the Iatter, some respondents pointed out that this needs improvement and innovation. ln this perspective we propose an optimization for the tourist information desk with the installation of an interactive totem fulfilled with information from Região Turistica Rotas do Pinhão municipalities and a dashboard for videos' transmission and promotional images. It is believed that by means of this study it is possible to identify the current scenario of the airport as a tool for tourism marketing, contributing also to attract more attention to the potential, yet under explored, such use of the Afonso Pena International Airport, for Curitiba and metropolitan areas' tourism promotion.
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- Turismo [286]