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    From introduction to the production of cultivated meat in higher education in Brazil

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    R - T - JENNIFER CRISTINA BISCARRA BELLIO.pdf (7.665Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Biscarra, Jennifer Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Projeções indicam que a população mundial ultrapassará 9,7 bilhões até 2025, aumentando o consumo global de carne e gerando preocupações ambientais e sociais, como uso excessivo de recursos, emissões de gases, degradação ambiental e bem-estar animal. A agricultura celular oferece uma alternativa sustentável, produzindo carne, leite e ovos sem abate, por meio do cultivo de células e tecnologias avançadas. Para atender ao crescimento desse setor, é essencial investir no desenvolvimento de mão de obra qualificada. Assim, esta tese trata da implementação do ensino sobre proteínas alternativas em instituições de ensino superior no Brasil, abordando aspectos como a demanda por carne, a intenção de consumo de carne cultivada e o interesse pela agricultura celular, o histórico do ensino dessa área no país e os avanços no Estado do Paraná, bem como a investigação de disciplinas relacionadas à agricultura celular atualmente existentes nos currículos de cursos de graduação relativos à produção de alimentos. Nos capítulos desta tese, foram apresentadas mudanças nas demandas por carne, as diferentes opiniões e intenção de consumo de carne cultivada nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, assim como o interesse de estudantes e profissionais em aprender sobre agricultura celular, os avanços no ensino dessa área do conhecimento na UFPR e a existência de tópicos relacionados à agricultura celular já existentes em programas de graduação. As reflexões evidenciam demanda por proteínas alternativas e assim a importância de adaptar a formação acadêmica para atender às necessidades de um mercado em crescimento e garantir a qualificação de profissionais que contribuirão para o desenvolvimento da agricultura celular no Brasil.
     
    Abstract: Projections indicate that the global population will surpass 9.7 billion by 2025, driving increased global meat consumption and raising environmental and social concerns, such as excessive resource use, greenhouse gas emissions, environmental degradation, and animal welfare issues. Cellular agriculture presents a sustainable alternative, producing meat, milk, and eggs without slaughter through cell cultivation and advanced technologies. To support the growth of this sector, investing in the development of a qualified workforce is essential. This thesis focuses on implementing education on alternative proteins in higher education institutions in Brazil, addressing topics such as meat demand, consumer intentions for cultivated meat, and interest in cellular agriculture. It also explores the history of teaching in this field in the country, advancements in Parana state, and the presence of cellular agriculture-related subjects in the curricula of food production-related undergraduate programs. The chapters of this thesis present change in meat demand, differing opinions, and consumer intentions regarding cultivated meat in Brazil's Southeast and Northeast regions, as well as the interest of students and professionals in learning about cellular agriculture. It also highlights advancements in teaching this area at UFPR and the inclusion of cellular agriculture-related topics in undergraduate programs. The findings underscore the demand for alternative proteins and the importance of adapting academic training to meet the needs of a growing market, ensuring the qualification of professionals who will contribute to the development of cellular agriculture in Brazil.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97197
    Collections
    • Teses [98]

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