Piano popular paulista : sotaques musicais
Resumo
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir da percepção de uma maneira peculiar de soar
a música em diferentes contextos, ainda que o idioma musical seja o mesmo. Chamo essa maneira peculiar de soar de sotaque musical. A partir dessa percepção, e tendoa como elemento motivador, busquei identificar a presença de sotaques paulistas do piano popular. Há uma dicotomia entre a capital e o interior, fruto de relações sociais e econômicas estabelecidas a partir de um contexto de transformações constantes e de diversas contradições advindas de um processo de modernização acelerado no estado. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem da etnomusicologia dialógica (PITRE-VÁSQUEZ; FERREIRA, 2022) e se apoiou em teorias e ferramentas metodológicas advindas dessa disciplina e de suas disciplinas irmãs, tais como a antropologia, a sociologia e a lingüística constituindo, portanto, uma metodologia transdisciplinar. Partiu-se de uma orientação marxista para a realização de uma análise a partir do método do materialismo histórico-dialético que considera a perspectiva das classes sociais, aliado à dimensão simbólica da teoria de Bourdieu (1989, 2007a, 2007b), para a identificação dos sotaques musicais como um elemento de distinção social. O recorte temporal estabelecido foi o da geração de pianistas nascidos na década de 1960 e atuantes a partir de 1980, com foco nas figuras de Debora Gurgel, Léa Freire, Christianne Neves e Paulo Braga como pianistas analisados. Como resultado, a tese apresenta a construção de um conceito para o termo sotaque musical e identifica esses sotaques nos indivíduos analisados. Assim, o trabalho colabora com o estudo da produção do piano popular com base na observação da produção paulista identificada e aplicada em performances. Por meio da identificação de sotaques musicais do piano popular paulista, pretende-se valorizar e dar mais visibilidade à tradição das músicas populares brasileiras. Abstract: This research arose from the perception of a peculiar way in which music sounds in different contexts, even though the musical language is the same. I call this peculiar way of sounding a musical accent. From this perception, and with it as a motivating element, we sought to identify the presence of São Paulo accents in popular piano. There is a dichotomy between the capital and the interior, the result of social and economic relations established from a context of constant transformations and various contradictions arising from a process of accelerated modernization in the State. The research was carried out using the approach of dialogical ethnomusicology (PITRE-VÁSQUEZ; FERREIRA, 2022) and relied on theories and methodological tools from this discipline and its sister disciplines, such as anthropology and sociology, thus constituting a transdisciplinary methodology. It started from a Marxist orientation to carry out an analysis based on the method of historical-dialectical materialism, which considers the perspective of social classes, combined with the symbolic dimension of Bourdieu's theory (1989, 2007a, 2007b), to identify musical accents as an element of social distinction. The time frame established was the generation of pianists born in the 1960s and active from 1980 onwards, focusing on the figures of Debora Gurgel, Léa Freire, Christianne Neves and Paulo Braga as the pianists analyzed. As a principal outcome, the thesis articulates a conceptual framework for the notion of musical accent and identifies its manifestations in the musical practices of the selected individuais. Thus, the work contributes to the study of popular piano production based on the observation of São Paulo production identified and applied in performances. Through the identification of musical accents of São Paulo popular piano, the aim is to value and give greater visibility to the tradition of Brazilian popular music. Resumen: Esta investigación surgió de Ia percepción de cómo suena Ia música en diferentes contextos, siendo esta una manifestación expresiva dei ser humano. Definimos esta forma de sonar como acento musical. A partir de esta percepción, y con ella como elemento motivador, buscamos identificar Ia presencia de acentos paulistas en el piano popular. Existe una dicotomía entre Ia capital y el interior, resultado de Ias relaciones sociales y econômicas establecidas a partir de un contexto de transformación constante y de diversas contradicciones derivadas de un proceso de modernización acelerada en el Estado. La investigación se llevó a cabo utilizando el enfoque de Ia etnomusicología dialógica (PITRE-VÁSQUEZ; FERREIRA, 2022) y se apoyó en teorias y herramientas metodológicas de esta disciplina y de sus disciplinas hermanas, como Ia antropologia y Ia sociologia, constituyendo así una metodologia transdisciplinaria. Se partió de una orientación marxista para realizar un análisis utilizando el método dei materialismo histórico-dialéctico, que considera Ia perspectiva de Ias clases sociales, combinado con Ia dimensión simbólica de Ia teoria de Bourdieu (1989, 2007a, 2007b) para identificar los acentos musicales como elemento de distinción social. El marco temporal establecido fue Ia generación de pianistas nacidos en Ia década de 1960 y activos a partir de 1980, centrándose en Ias figuras de Debora Gurgel, Léa Freire, Christianne Neves y Paulo Braga como pianistas analizados. Como resultado, Ia tesis presenta Ia construcción de un concepto para el término acento musical e identifica estos acentos en los indivíduos analizados. De esta forma, el trabajo contribuye al estúdio de Ia producción pianística popular a partir de Ia observación de Ia producción paulista identificada y aplicada en performances. Al identificar los acentos musicales dei piano popular paulista, se pretende valorar y dar mayor visibilidad a Ia tradición de Ia música popular brasilena.
Collections
- Teses [48]