Educação inclusiva : breve histórico das políticas públicas de inclusão e seus reflexos nos processos de aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Franco, Ana Maria, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Administração Pública | pt_BR |
dc.creator | Silva, Thayná Couto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T17:04:50Z | |
dc.date.available | 2025-07-01T17:04:50Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97139 | |
dc.description | Orientador: Ana Maria Franco | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Administração Pública | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo se propôs a pesquisar sobre Educação Especial no Brasil e no Paraná, sua implantação, objetivando a reflexão sobre o processo de inclusão e as dificuldades enfrentados no processo ensino aprendizagem. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e exploratória, utilizando o referencial teórico disponível, a fim de conhecer a história da Educação Especial no Brasil e no Paraná, seus aspectos legais, as principais ações, diretrizes, programas e planos voltados para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto brasileiro, bem como compreender os conceitos de educação especial e educação inclusiva, seu envolvimento e interação na busca um ensino de qualidade para todos os alunos, procurando novos posicionamentos do ensino, aperfeiçoando suas práticas e buscando a superação de barreiras, promovendo a garantia de igualdade social, contribuindo para a formação integral do aluno com necessidades educacionais especiais, assegurando a igualdade de oportunidades de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, respeitando as individualidades, em igualdade de condições | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva : breve histórico das políticas públicas de inclusão e seus reflexos nos processos de aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |