Educação inclusiva : breve histórico das políticas públicas de inclusão e seus reflexos nos processos de aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino fundamental
Resumo
Resumo : Este estudo se propôs a pesquisar sobre Educação Especial no Brasil e no Paraná, sua implantação, objetivando a reflexão sobre o processo de inclusão e as dificuldades enfrentados no processo ensino aprendizagem. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e exploratória, utilizando o referencial teórico disponível, a fim de conhecer a história da Educação Especial no Brasil e no Paraná, seus aspectos legais, as principais ações, diretrizes, programas e planos voltados para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto brasileiro, bem como compreender os conceitos de educação especial e educação inclusiva, seu envolvimento e interação na busca um ensino de qualidade para todos os alunos, procurando novos posicionamentos do ensino, aperfeiçoando suas práticas e buscando a superação de barreiras, promovendo a garantia de igualdade social, contribuindo para a formação integral do aluno com necessidades educacionais especiais, assegurando a igualdade de oportunidades de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, respeitando as individualidades, em igualdade de condições