Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeres, Aida Maris, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherSade, Priscila Meyenberg Cunha, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.creatorFogliatto, Danielle Borgespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T14:25:35Z
dc.date.available2025-06-27T14:25:35Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97085
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Aida Maris Perespt_BR
dc.descriptionCoorientador: Drª. Priscila Meyenberg Cunha Sadept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Objetivo: Analisar o impacto da ação de Educação Permanente para o desenvolvimento de competências de enfermeiros em saúde pública durante a pandemia COVID-19. Método: Pesquisa documental, avaliativa, transversal, descritiva-exploratória e com abordagem quantitativa. Realizada uma autoavaliação do impacto do Curso de Aperfeiçoamento em Competências Essenciais em SaúdePública (CACESP) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), unidade da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), no período de 2020 a 2021 com um total de 50 enfermeiros. Incluíram-se enfermeiros que responderam todos os itens da autoavaliação do impacto do curso, e excluíram-se os dados daqueles que responderam parcialmente ou se apresentaram em duplicidade. Utilizou-se um questionário de 12 afirmativas associadas a uma escala Likert de 5 pontos e uma questão discursiva. Resultados: Dos 313 profissionais de saúde que se matricularam no curso online, 273 concluíram e destes,50 eram enfermeiros. O conjunto de dados analisado indicou resultados predominantes em termos de: sexo (feminino), faixa etária (36 a 50 anos), maior titulação (especialização), tempo de trabalho (4 anos) e local de trabalho (nível Central). Nas respostas, os participantes concordaram majoritariamente com as alternativas do instrumento, demonstrando melhoria no desempenho, motivação e atitude no desenvolvimento do trabalho. Os enfermeiros também referiram aperfeiçoamento no processo de trabalho e gestão do cuidado, ampliação do conhecimento sobre o itinerário do paciente na RAS, foco em atividades técnicas específicas e extensão da visão intersetorial. Conclusões: Esta estratégia de avaliação do impacto da ação educativa contribuiu para identificar avanços no desenvolvimento de competências durante a prática profissional do enfermeiro e reforçar a relevância da educação permanente em saúde, principalmente no contexto de crise sanitária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Objective: To analyze the impact of Continuing Educationaction on the skills development of nurses in public health during the COVID-19 pandemic. Method: Documentary, evaluative, transversal, descriptive-exploratory research with a quantitative approach. A self-assessment of the impact of the Improvement Course in Essential Competencies in Public Health (CACESP) was conducted within the Virtual Learning Environment (AVA) of the School of Public Health of Paraná (ESPP), a unit of the State Department of Health of Paraná (SESA-PR), from 2020 to 2021 involving a total of 50 nurses. Nurses who answered all items of the self-assessment of the impact of the course were included, and the data of those who answered partially or presented duplicates were excluded. A questionnaire of 12 statements associated with a 5-point Likert scale and a discursive question was used. Results: Out of the 313 health professionals who enrolled in the online course, 273 completed it and among these, 50 were nurses. The analyzed dataset indicated predominant results in terms of: gender (female), age group (36 to 50 years), highest degree (specialization), work experience (4 years) and workplace (Central level). In their responses, the participants mostly agreed with the instrument's alternatives, demonstrating improvement in performance, motivation and attitude when developing their work. Nurses also reported improvement in the work process and care management, an increase in knowledge regarding the patient's itinerary in the RAS (Network of Health Care), focus on specific technical activities and extension of the intersectoral vision. Conclusions: This strategy for evaluating the impact of educational action contributed to identifying advancements in the development of skills during nurses' professional practice and reinforcing the relevance of continuing health education, especially in the context of a health crisis.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Objetivo: Analizar el impacto de la acción de Educación Permanente para el desarrollo de competencias de enfermeros en salud pública durante la pandemia de COVID-19. Método: Estudio documental, evaluativo, transversal, descriptivoexploratorio con abordaje cuantitativo. Se realizó una autoevaluación del impacto del Curso de Perfeccionamiento de Competencias Esenciales en Salud Pública (CACESP) en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA) de la Escuela de Salud Pública de Paraná (ESPP), unidad del Departamento de Estado de Salud de Paraná (SESA-PR), en el periodo del 2020 a 2021, con un total de 50 enfermeros participantes. Se incluyeron enfermeros que respondieron todos los ítems de la autoevaluación sobre el impacto del curso, y se excluyeron los datos de quienes respondieron de manera parcial o se presentaran duplicados. Se utilizó un cuestionario con 12 afirmaciones asociadas a una escala Likert de 5 puntos y una pregunta discursiva. Resultados: De los 313 profesionales de la salud que se matricularon en el curso en línea, 273 lo completaron y de estos, 50 eran enfermeros. El conjunto de datos analizado indicó resultados predominantes en términos de: sexo (femenino), grupo etario (36 a 50 años), grado máximo (especialización), experiencia de trabajo (4 años) y lugar de trabajo (nivel central). En sus respuestas, los participantes en su mayoría estuvieron de acuerdo con las alternativas del instrumento, demostrando mejoría en el desempeño, motivación y actitud al desarrollar su trabajo. Los enfermeros también reportaron mejora en el proceso de trabajo y gestión del cuidado, ampliación del conocimiento sobre el itinerario del paciente en la RAS, focalización en actividades técnicas específicas y ampliación de la visión intersectorial. Conclusiones: Esta estrategia de evaluación del impacto de la acción educativa contribuyó a identificar avances en el desarrollo de competencias durante la práctica profesional del enfermero y reforzar la relevancia de la educación permanente en salud, especialmente en el contexto de crisis sanitaria.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnfermeirospt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.titleAvaliação do impacto de ação de educação permanente : desenvolvimento de competências de enfermeiros em saúde pública em tempos de pandemia Covid-19pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples