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dc.contributor.advisorNimtz, Miriam Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.creatorLuz, Ketlin Simões dapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T14:06:53Z
dc.date.available2025-06-27T14:06:53Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97083
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Miriam Aparecida Nimtzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os transtornos mentais são resultados da interação complexa e malsucedida dos fatores sociais, psicológicos e biológicos; isso quer dizer que além dos atributos individuais, as relações com o exterior também são influenciadoras da capacidade de processamento mental. Nesse sentido, a educação em saúde vem como aliada para o autoconhecimento. São primordiais dentro das práticas englobadas no plano terapêutico de pessoas acometidas por transtornos mentais no que diz respeito à reabilitação e recuperação de sua autoestima e autonomia. Para o profissional de saúde possui caráter estratégico no vínculo com tais pessoas. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, que teve como objetivo desenvolver ações de educação em saúde a pessoas em tratamento em um Centro de Atenção à Saúde da Universidade Federal do Paraná – CASA 4/UFPR, situado na cidade de Curitiba - Paraná. Das estratégias de interação mútua, utilizou-se Discussão em Grupo, nas quais priorizou-se o diálogo e o saber prévio dos participantes para debater, em três encontros, no período de agosto, setembro e outubro de 2023, com os seguintes temas: "Autoconhecimento como um caminho para a Saúde Mental: você se conhece?"; "Autoconhecimento como um caminho para a Saúde Mental: ansiedade"; "Autoconhecimento como um caminho para a Saúde Mental: perdas e luto". Os participantes da atividade foram trinta e duas pessoas, do sexo masculino e feminino, maiores de dezoito anos de idade, servidores da universidade, em tratamento durante a execução da proposta. Considera-se que a prática de educação em saúde, na forma de Discussão de Grupo, foi de extrema relevância tanto para o aprendizado e melhora no autoconhecimento dos integrantes do grupo quanto para o reconhecimento de suas emoções e pensamentos, identificando a rede de suporte e a maneira de como lidar com situações difíceis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Mental disorders are the result of the complex and unsuccessful interaction of social, psychological and biological factors; this means that in addition to individual attributes, relationships with the outside world also influence mental processing capacity. In this sense, health education comes as an ally for self-knowledge. They are essential within the practices included in the therapeutic plan for people affected by mental disorders with regard to rehabilitation and recovery of their self-esteem and autonomy. For the health professional, it has a strategic nature in bonding with such people. This is a qualitative study, of the experience report type, which aimed to develop health education actions for people undergoing treatment at a Health Care Center at the Federal University of Paraná – CASA 4/UFPR, located in the city of Curitiba, Paraná. Of the mutual interaction strategies, Group Discussion was used, in which dialogue and prior knowledge of participants were prioritized to debate, in three meetings, in the period of August, September and October 2023, with the following themes: "Self-knowledge as a path to Mental Health: do you know yourself?"; "Selfknowledge as a path to Mental Health: anxiety"; "Self-knowledge as a path to Mental Health: losses and bereavement". The participants in the activity were thirty-two people, male and female, over eighteen years of age, university employees, undergoing treatment during the execution of the proposal. It is considered that the practice of health education, in the form of Group Discussion, was extremely relevant for both learning and improving the self-knowledge of group members as well as recognizing their emotions and thoughts, identifying the support network and the way to deal with difficult situations.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectEnfermagem psiquiátricapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagem - Planejamentopt_BR
dc.subjectCuidados primários de saúdept_BR
dc.titleAções de educação em saúde como prática de cuidado de enfermagem a pessoas em tratamento em um Centro de Atenção à Saúde Mental de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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