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dc.contributor.advisorMercadante, Adriana Frohlich, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorAzeredo, Francieli Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T18:25:55Z
dc.date.available2025-06-23T18:25:55Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97019
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Adriana Mercadantept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Os eventos relacionados à pandemia de COVID-19 evidenciaram a necessidade urgente de uma abordagem clara e fundamentada dos conceitos de Imunologia. A propagação de desinformação e o fortalecimento de movimentos anticiência ampliaram a resistência à vacinação, expondo falhas na educação científica no ensino básico brasileiro. Tais questões destacaram a inadequação do ensino sobre imunobiológicos, como soro e vacina, no Ensino Médio, apesar de sua relevância para a alfabetização científica, saúde pública, pensamento crítico e formação cidadã. Embora esses conceitos sejam abordados nos livros didáticos, muitos alunos finalizam essa etapa sem uma compreensão adequada. A falta de materiais adaptados, a presença de informações desatualizadas, a ênfase excessiva na memorização e a falta de contextualização dificultam a aprendizagem, comprometendo a compreensão de seu funcionamento e aplicação. Diante disso, evidencia-se a necessidade de recursos paradidáticos que promovam uma abordagem interativa e significativa, conectando o conhecimento científico ao cotidiano dos alunos. Este estudo analisou três coleções de livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Novo Ensino Médio: Multiversos (FTD), adotada em toda a rede estadual de ensino do Paraná; Moderna Plus (Moderna) e Matéria, Energia e Vida (Scipione), selecionadas pela facilidade de acesso da autora. A análise abordou aspectos como conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e materiais complementares. Os resultados indicaram variações na abordagem dos imunobiológicos entre as coleções avaliadas. A análise revelou que a coleção Multiversos (FTD) demonstrou maior alinhamento com os critérios estabelecidos, atendendo a um número superior de parâmetros. A coleção Matéria, Energia e Vida (Scipione) apresentou desempenho intermediário, atendendo a menos critérios que Multiversos, mas com um número reduzido de parâmetros não atendidos. Por outro lado, Moderna Plus (Moderna) apresentou maiores limitações, especialmente em relação à clareza conceitual e à diversidade de recursos didáticos. Essas análises evidenciam limitações, como o uso de termos de difícil compreensão, a superficialidade na contextualização e a ausência de exemplos práticos. Com base nessa avaliação, foi desenvolvido um e-book como material de apoio, fundamentado em metodologias ativas e ensino por investigação. O objetivo é fornecer aos docentes um recurso dinâmico e contextualizado para o ensino de soro e vacina, promovendo uma aprendizagem significativa. Como recurso educacional, o material oferece aos professores possibilidades de abordagens interativas que facilitam a exploração e o desenvolvimento de conceitos complexos. Para os estudantes, ele auxilia na compreensão prática e contextualizada dos conteúdos, estimulando o pensamento crítico e contribuindo para sua formação como cidadãos conscientespt_BR
dc.description.abstractAbstract: The events surrounding the COVID-19 pandemic highlighted the urgent need for a clear and well-founded approach to Immunology concepts. The spread of misinformation and the strengthening of anti-science movements have increased vaccine resistance, exposing flaws in scientific education within Brazil's basic education system. These issues underscored the inadequacy of teaching immunobiologicals, such as serum and vaccines, in high school, despite their relevance for scientific literacy, public health, critical thinking, and citizenship education. Although these concepts are covered in textbooks, many students finish this stage without a proper understanding. The lack of adapted materials, the presence of outdated information, excessive emphasis on memorization, and the lack of contextualization hinder learning, compromising the understanding of their function and application. In this context, the need for supplementary educational resources that promote an interactive and meaningful approach, connecting scientific knowledge to students’ daily lives, becomes evident. This study analyzed three collections of Natural Sciences and Technologies textbooks from the New High School curriculum: Multiversos (FTD), adopted throughout the state education system in Paraná; Moderna Plus (Moderna); and Matéria, Energia e Vida (Scipione), selected for their accessibility. The analysis focused on aspects such as theoretical content, visual resources, proposed activities, and supplementary materials. The results indicated variations in the approach to immunobiologicals among the evaluated collections. Multiversos (FTD) demonstrated greater alignment with the established criteria, meeting a higher number of parameters. Matéria, Energia e Vida (Scipione) performed at an intermediate level, meeting fewer criteria than Multiversos, but with a reduced number of unmet parameters. In contrast, Moderna Plus (Moderna) showed greater limitations, particularly regarding conceptual clarity and the diversity of didactic resources. These analyses highlighted limitations such as the use of difficult-to-understand terms, superficial contextualization, and the absence of practical examples. Based on this evaluation, an e-book was developed as a support material, grounded in active methodologies and inquiry-based teaching. The goal is to provide teachers with a dynamic and contextualized resource for teaching serum and vaccines, promoting meaningful learning. As an educational tool, the material offers teachers interactive approaches that facilitate the exploration and development of complex concepts. For students, it aids in the practical and contextualized understanding of the content, stimulating critical thinking and contributing to their development as informed citizenspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectImunologiapt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectSoropt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectBiologia Geralpt_BR
dc.titleSoro e vacina : material paradidático relacionado aos diferentes imunobiológicospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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