Análise das grades curriculares dos cursos de administração pública : um caminho para pensar a consolidação do campo de públicas
Resumo
Resumo : Demarcando o reconhecimento da área de Administração Pública como uma área específica, distinta, sobretudo, da área de Administração de Empresas, foram aprovadas em 2014 as Diretrizes Curriculares Nacionais de Administração Pública. Tal conquista foi (e é) fruto do esforço de um conjunto de coordenadores e professores de cursos do chamado campo de públicas, que reúne profissionais/acadêmicos que se dedicam a refletir sobre as especificidades desse campo e a desenhar, institucionalmente, suas diretrizes e avaliações. O presente trabalho busca examinar as disciplinas obrigatórias previstas nos currículos de oito cursos de Administração Pública ofertados no país, agrupando-as em áreas de conhecimento a fim de identificar em que medida as áreas de conhecimentos previstas nas DCNs de Administração Pública vêm sendo contempladas nas grades curriculares, consolidando o campo de públicas. Destaca-se que o trabalho trata, com um pouco mais de atenção, da realidade do curso de Administração Pública da UFPR, onde a autora está concluindo o seu curso de graduação. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa