Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerronato, Rafael Stefanichen, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorOliveira, Ana Paula Machado dept_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T18:44:31Z
dc.date.available2025-06-17T18:44:31Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96983
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael S. Ferronatopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 24/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Músicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo investiga a construção da personagem Norina na ópera "Don Pasquale" de Gaetano Donizetti, utilizando princípios metacognitivos para embasar um autorrelato desse processo. A pesquisa examina como a metacognição e a autorregulação influenciam a preparação técnica, emocional e interpretativa de uma performance operística. Norina, uma personagem complexa e multifacetada, exige uma interpretação que vai além do estereótipo da jovem esperta, explorando suas nuances emocionais e motivações internas. O estudo, baseado em apresentações realizadas no Teatro Guaíra com a Orquestra Sinfônica do Paraná, analisa as etapas de aprendizagem, prática vocal, e interação com elementos de produção. Ao documentar e refletir sobre essas experiências, esta dissertação busca contribuir para o campo da pedagogia vocal e da prática performática, demonstrando a importância da metacognição na formação de músicos autônomos e reflexivospt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigates the construction of the character Norina in Gaetano Donizetti's opera "Don Pasquale," using metacognitive principles to support a self report of the process. The research examines how metacognition and self-regulation influence the technical, emotional, and interpretive preparation of an operatic performance. Norina, a complex and multifaceted character, requires an interpretation that transcends the stereotype of the clever young woman, exploring her emotional nuances and internal motivations. The study, based on performances held at the Teatro Guaíra with the Paraná Symphony Orchestra, analyzes the stages of learning, vocal practice, and interaction with production elements. By documenting and reflecting on these experiences, this dissertation aims to contribute to the field of vocal pedagogy and performance practice, demonstrating the importance of metacognition in the development of autonomous and reflective musicianspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica vocalpt_BR
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleConstrução da personagem "Norina" da ópera Don Pasquale de Gaetano Donizetti : um autorrelato baseado em uma análise metacognitivapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples