• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Construção da personagem "Norina" da ópera Don Pasquale de Gaetano Donizetti : um autorrelato baseado em uma análise metacognitiva

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA PAULA MACHADO DE OLIVEIRA.pdf (14.80Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Oliveira, Ana Paula Machado de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo investiga a construção da personagem Norina na ópera "Don Pasquale" de Gaetano Donizetti, utilizando princípios metacognitivos para embasar um autorrelato desse processo. A pesquisa examina como a metacognição e a autorregulação influenciam a preparação técnica, emocional e interpretativa de uma performance operística. Norina, uma personagem complexa e multifacetada, exige uma interpretação que vai além do estereótipo da jovem esperta, explorando suas nuances emocionais e motivações internas. O estudo, baseado em apresentações realizadas no Teatro Guaíra com a Orquestra Sinfônica do Paraná, analisa as etapas de aprendizagem, prática vocal, e interação com elementos de produção. Ao documentar e refletir sobre essas experiências, esta dissertação busca contribuir para o campo da pedagogia vocal e da prática performática, demonstrando a importância da metacognição na formação de músicos autônomos e reflexivos
     
    Abstract: This study investigates the construction of the character Norina in Gaetano Donizetti's opera "Don Pasquale," using metacognitive principles to support a self report of the process. The research examines how metacognition and self-regulation influence the technical, emotional, and interpretive preparation of an operatic performance. Norina, a complex and multifaceted character, requires an interpretation that transcends the stereotype of the clever young woman, exploring her emotional nuances and internal motivations. The study, based on performances held at the Teatro Guaíra with the Paraná Symphony Orchestra, analyzes the stages of learning, vocal practice, and interaction with production elements. By documenting and reflecting on these experiences, this dissertation aims to contribute to the field of vocal pedagogy and performance practice, demonstrating the importance of metacognition in the development of autonomous and reflective musicians
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96983
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV