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dc.contributor.advisorRibeiro, Everton, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherMendes, Roseane de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorLima, Ana Gabriella Fatelpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-16T21:01:58Z
dc.date.available2025-06-16T21:01:58Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96936
dc.descriptionOrientador: Everton Ribeiropt_BR
dc.descriptionCoorientador: Roseane de Souza Mendespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho é de cunho qualitativo, seu objetivo foi investigar fatores de risco à saúde mental de docentes do ensino fundamental da rede pública de ensino no Brasil, caracterizando-se como uma revisão integrativa de literatura numa delimitação de 15 anos (2009-2024) de produção. A pesquisa teve como princípio a leitura da obra "Professores e professoras doentes: de quem é a culpa?" (2018), de Adão Aparecido Xavier e Araci Asinelli-Luz, a qual serviu de apoio para a compreensão da realidade enfrentada pelos docentes da educação básica, especialmente na rede estadual de ensino do Paraná. A metodologia escolhida é descritiva e explicativa, permitindo uma análise individual dos artigos selecionados, suas visões acerca das condições que causam e levam o docente a adoecer, como a falta de autonomia, a sobrecarga de trabalho, a violência estrutural, a baixa remuneração, as desigualdades de gênero, entre outros fatores detectados. Os resultados evidenciam e contribuem para uma necessidade de elaboração de políticas públicas que articulem as áreas de Educação e Saúde, a fim de vislumbrar espaços educativos mais seguros e acolhedores aos professores brasileiros, futuros e atuais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This qualitative study aimed to investigate risk factors for the mental health of elementary school teachers in the public education system in Brazil. It is characterized as an integrative literature review with a 15-year production period (2009-2024). The research was based on the reading of the book "Sick teachers: who is to blame?" (2018), by Adão Aparecido Xavier and Araci Asinelli-Luz, which served as support for understanding the reality faced by elementary school teachers, especially in the state education system of Paraná. The chosen methodology is descriptive and explanatory, allowing an individual analysis of the selected articles, their views on the conditions that cause and lead teachers to become ill, such as lack of autonomy, work overload, structural violence, low pay, gender inequalities, among other factors detected. The results highlight and contribute to the need to develop public policies that articulate the areas of Education and Health, in order to envision safer and more welcoming educational spaces for future and current Brazilian teachers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectFadiga mentalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleFatores de risco à saúde mental de professoras/es da rede pública de ensino do Brasil : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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