dc.contributor.advisor | Ribeiro, Everton, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Mendes, Roseane de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Lima, Ana Gabriella Fatel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T21:01:58Z | |
dc.date.available | 2025-06-16T21:01:58Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96936 | |
dc.description | Orientador: Everton Ribeiro | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Roseane de Souza Mendes | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho é de cunho qualitativo, seu objetivo foi investigar fatores de risco à saúde mental de docentes do ensino fundamental da rede pública de ensino no Brasil, caracterizando-se como uma revisão integrativa de literatura numa delimitação de 15 anos (2009-2024) de produção. A pesquisa teve como princípio a leitura da obra "Professores e professoras doentes: de quem é a culpa?" (2018), de Adão Aparecido Xavier e Araci Asinelli-Luz, a qual serviu de apoio para a compreensão da realidade enfrentada pelos docentes da educação básica, especialmente na rede estadual de ensino do Paraná. A metodologia escolhida é descritiva e explicativa, permitindo uma análise individual dos artigos selecionados, suas visões acerca das condições que causam e levam o docente a adoecer, como a falta de autonomia, a sobrecarga de trabalho, a violência estrutural, a baixa remuneração, as desigualdades de gênero, entre outros fatores detectados. Os resultados evidenciam e contribuem para uma necessidade de elaboração de políticas públicas que articulem as áreas de Educação e Saúde, a fim de vislumbrar espaços educativos mais seguros e acolhedores aos professores brasileiros, futuros e atuais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This qualitative study aimed to investigate risk factors for the mental health of elementary school teachers in the public education system in Brazil. It is characterized as an integrative literature review with a 15-year production period (2009-2024). The research was based on the reading of the book "Sick teachers: who is to blame?" (2018), by Adão Aparecido Xavier and Araci Asinelli-Luz, which served as support for understanding the reality faced by elementary school teachers, especially in the state education system of Paraná. The chosen methodology is descriptive and explanatory, allowing an individual analysis of the selected articles, their views on the conditions that cause and lead teachers to become ill, such as lack of autonomy, work overload, structural violence, low pay, gender inequalities, among other factors detected. The results highlight and contribute to the need to develop public policies that articulate the areas of Education and Health, in order to envision safer and more welcoming educational spaces for future and current Brazilian teachers. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Fadiga mental | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Fatores de risco à saúde mental de professoras/es da rede pública de ensino do Brasil : uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |