dc.contributor.advisor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Assunção, Ana Paula Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T21:00:24Z | |
dc.date.available | 2025-06-16T21:00:24Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96934 | |
dc.description | Orientador: Ana Lorena de Oliveira Bruel | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho teve como objetivo analisar a intrincada relação entre cidadania sacrificial e educação no contexto brasileiro, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em Revisão Sistemática de literatura, a partir de descritores que orientaram o levantamento e a análise de publicações da área de educação que citam obras da autora Wendy Brown entre 2020 a 2024. A análise das publicações brasileiras utilizando como referência a autora destaca a apropriação do conceito de cidadania sacrificial na produção científica sobre educação no país. A abordagem de temas como exclusão educacional, políticas, currículo e neoliberalismo, nos aponta para a urgência de compreender estruturas educacionais que perpetuam essa lógica sacrificial. A relevância desse tema reside na busca por políticas públicas inclusivas e na promoção de uma educação transformadora. A problemática identificada destaca-se na reprodução de uma lógica sacrificial que marginaliza grupos específicos, perpetuando desigualdades sociais. Em síntese, este trabalho não apenas analisou a presença do conceito da cidadania sacrificial na educação brasileira, mas também apontou para a necessidade de aprofundamento desse debate com vistas à compreensão sobre os usos possíveis do conceito para analisar a realidade brasileira e as necessárias transformações substantivas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This study aimed to analyze the intricate relationship between sacrificial citizenship and education in the Brazilian context, using a qualitative approach based on a Systematic Literature Review. This review was guided by descriptors that directed the identification and analysis of publications in the field of education referencing Wendy Brown's works between 2020 and 2024. The analysis of Brazilian publications referencing the author highlights the appropriation of the concept of sacrificial citizenship in the scientific production on education in the country. Topics such as educational exclusion, policies, curriculum, and neoliberalism underscore the urgency of understanding educational structures that perpetuate this sacrificial logic. The relevance of this theme lies in the pursuit of inclusive public policies and the promotion of transformative education. The identified issue is notable for the reproduction of a sacrificial logic that marginalizes specific groups, perpetuating social inequalities. In summary, this study not only examined the presence of the concept of sacrificial citizenship in Brazilian education but also pointed to the need to deepen this debate to explore the potential uses of the concept for analyzing the Brazilian reality and driving substantive transformations. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Igualdade na educação | pt_BR |
dc.title | Educação e cidadania sacrificial : uma revisão das produções acadêmicas no Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |