A influência do vínculo afetivo em crianças e adolescentes em acolhimento institucional por meio da escuta ativa : uma revisão sistemática
Resumo
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia tem como objetivo investigar como o estabelecimento de vínculo afetivo, por meio da escuta ativa, influencia a percepção de si e do outro, em crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. A abordagem escolhida para essa investigação foi de natureza qualitativa, utilizando como metodologia de pesquisa os procedimentos relacionados à revisão sistemática de artigos. Os principais autores de referência epistemológica são Freire (1998), Precoma e Sá (2022), Minayo e Guerreiro (2023), Luna (2002), o Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990) e as resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Brasil, 2009; 2010, 2018). A revisão sistemática foi realizada, considerando oito artigos, de autoria de Lemos, Gechele e Andrade (2017); Poker (2017); Medeiros e Martins (2018); Rocha e Hueb (2020); Medeiros (2020); Rodrigues, Santos e Lima (2021); Marcelino (2022); e Vilalva et al. (2024). Os resultados indicam que a escuta ativa é fundamental para as crianças e adolescentes, especialmente aquelas em situação de acolhimento institucional, pois contribui para a garantia de seus direitos e o exercício de deveres, e ainda, permite que se expressem, compartilhem suas vivências e possam ressignificar suas histórias de vida. O vínculo afetivo, estabelecido por meio da escuta ativa, favorece o autoconhecimento e amplia a compreensão sobre o mundo ao seu redor, pois a escuta atenta, sem julgamentos e respeitando as diferentes formas de expressão de cada indivíduo, é um fator crucial para a construção de vínculos. Por meio da revisão dos artigos foi possível constatar a importância do vínculo afetivo na formação da identidade e da personalidade, uma vez que essas relações influenciam a maneira como as crianças e adolescentes percebem a si mesmas e como se relacionam com o mundo. No entanto, também foi identificado que as mães sociais enfrentam desafios significativos para estabelecer vínculos afetivos profundos com as crianças e adolescentes devido à complexidade do trabalho, que exige a gestão de múltiplas demandas simultâneas, além da falta de formação continuada. De maneira similar, outros profissionais que atuam no acolhimento institucional, como os pedagogos, também apresentam lacunas na formação inicial, especialmente no que se refere ao entendimento das questões emocionais e psicossociais de crianças e adolescentes. É necessário refletir sobre a importância de formação mais ampla, que contemple a complexidade do trabalho em instituições de acolhimento institucional. As implicações pedagógico-sociais, segundo a concepção de Precoma (2011), são propostas a partir da análise dos resultados da presente investigação e estão relacionadas especialmente: 1) à capacitação profissional das equipes multidisciplinares e o impacto no atendimento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional; 2) a importância do trabalho em redes de proteção social; 3) a relevância da temática do vínculo afetivo na formação inicial e continuada de pedagogos e de outros profissionais, que atuam junto às crianças e aos adolescentes. Abstract : This final paper for the Pedagogy course investigates how establishing an emotional bond through active listening influences the perception of the self and the other in children and adolescents in institutional care. The research employed a qualitative approach, utilizing a systematic review of relevant articles as the methodology. Key epistemological frameworks were drawn from the work of Freire (1998), Precoma and Sá (2022), Minayo and Guerreiro (2023), Luna (2002), the Statute of the Child and Adolescent (Brazil, 1990), and the resolutions of the National Council for the Rights of Children and Adolescents (2009; 2010; 2018). The systematic review analyzed eight articles by Lemos, Gechele and Andrade (2017); Poker (2017); Medeiros and Martins (2018); Rocha and Hueb (2020); Medeiros (2020); Rodrigues, Santos and Lima (2021); Marcelino (2022); and Vilalva et al. (2024). The results indicate that active listening is essential for children and adolescents, especially those in institutional care, as it helps guarantee their rights and the exercise of their duties, as well as allowing them to express themselves, share their experiences and give new meaning to their life stories. The emotional bond, established through active listening, favors selfknowledge and broadens understanding of the world, since attentive, non-judgmental listening, respecting the different forms of individual expression, is a key factor in building bonds. The review of the articles highlighted the importance of emotional bonds in the development of identity and personality, since these relationships influence the way children and adolescents perceive themselves and interact with the world. However, the research identified challenges faced by foster mothers in establishing deep emotional bonds with children and adolescents. These challenges include the complexity of their work, which demands the simultaneous management of multiple responsibilities, and the lack of ongoing professional development opportunities. Similarly, other professionals who work in institutional care, such as pedagogues, also have gaps in their initial training, especially when it comes to understanding the emotional and psychosocial issues of children and adolescents. It is necessary to reflect on the importance of a broader education that takes into account the complexity of working in institutional care. The pedagogical-social implications, according to Precoma (2011), are proposed based on the analysis of the results of this research and are related in particular to: 1) the professional training of multidisciplinary teams and the impact on the care of children and adolescents in institutional care; 2) the importance of working in social protection networks; 3) the relevance of the emotional bond theme in the initial and ongoing training of pedagogues and other professionals who work with children and adolescents.
Collections
- Pedagogia [606]