Etanol de milho e lean manufacturing : aplicação do metodo A3 na etapa de fermentação
Resumo
Resumo: O presente trabalho busca fazer uma análise baseada em uma metodologia de Lean Manufacturing de uma etapa do processo de produção de etanol de milho. Para manterem-se competitivas no mercado, as empresas precisam gerenciar continuamente seus processos produtivos em busca de maior eficiência, eliminação de falhas e desperdícios e assegurando a disponibilidade dos equipamentos produtivos, tendo neste cenário grande relevância a utilização de ferramentas de melhoria contínua que podem agregar aos processos em todos os sentidos apontados. Neste trabalho a metodologia escolhida para o estudo é o A3, e a etapa do processo escolhida para a análise é a fermentação. O estudo de caso prevê um aumento no rendimento do processo de fermentação de maneira a entregar 1 % a mais de etanol hidratado no final do processo. Após a análise é realizada uma proposição de a ações a serem empregadas fundamentadas no estudo para melhoria do processo, o que muito agrega para a competitividade das empresas no mercado, nesta em especial no mercado sucroalcooleiro Abstract: O presente trabalho busca fazer uma análise baseada em uma metodologia de Lean Manufacturing de uma etapa do processo de produção de etanol de milho. Para manterem-se competitivas no mercado, as empresas precisam gerenciar continuamente seus processos produtivos em busca de maior eficiência, eliminação de falhas e desperdícios e assegurando a disponibilidade dos equipamentos produtivos, tendo neste cenário grande relevância a utilização de ferramentas de melhoria contínua que podem agregar aos processos em todos os sentidos apontados. Neste trabalho a metodologia escolhida para o estudo é o A3, e a etapa do processo escolhida para a análise é a fermentação. O estudo de caso prevê um aumento no rendimento do processo de fermentação de maneira a entregar 1 % a mais de etanol hidratado no final do processo. Após a análise é realizada uma proposição de a ações a serem empregadas fundamentadas no estudo para melhoria do processo, o que muito agrega para a competitividade das empresas no mercado, nesta em especial no mercado sucroalcooleiro