dc.contributor | Moratelli, Ana Paula Alberti | pt_BR |
dc.contributor | Jesus, Gloria Santos da Costa de | pt_BR |
dc.contributor | Carvalho, Jaqueline da Silveira | pt_BR |
dc.contributor | Batista, Maira Eloisa | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rosa, Carla Regina Mazia, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T15:54:24Z | |
dc.date.available | 2025-06-13T15:54:24Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96907 | |
dc.description | Autores: Ana Paula Alberti Moratelli, Gloria Santos da Costa De Jesus, Jaqueline da Silveira Carvalho, Maira Eloisa Batista | pt_BR |
dc.description | Orientadora: Prof.a Dra. Carla Regina Mazia Rosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificado Black Belt | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo foi realizado no Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, dentro do Campus Politécnico. O objetivo consistiu em reduzir, dentro de um ano, 81% do tempo total das horas trabalhadas dos servidores do Setor de Tecnologia, responsáveis por programar as atividades acadêmicas e ofertar as disciplinas de cada curso aos discentes matriculados. Os dados referentes à situação e histórico do discente são armazenados e disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, porém a plataforma é restrita de ferramentas para realizar análises dos dados durante a oferta semestral de turmas, considerando a disponibilidade de docentes, recursos (salas e laboratórios) e a quantidade de discentes aptos. Esse problema foi analisado seguindo-se as etapas da metodologia Define, Measure, Analyze, Improve and Control. Após a realização de auditoria dos dados, realizou-se a abertura de chamados para correção das inconsistências e a criação de dashboard no Power BI para automatizar a mineração e processamento dos dados, verificou-se a redução de 81%. A análise de dados revelou-se crucial para a programação de oferta de turmas, uma vez que contribuiu para a melhoria da tomada de decisões, aumento da eficiência, antecipação de necessidades, redução de riscos e promoção de compartilhamento de informações essenciais entre os envolvidos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Inteligência competitiva (Administração) | pt_BR |
dc.subject | Analise de series temporais - Processamento de dados | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Currículos | pt_BR |
dc.title | Implementação de Business Intelligence na UFPR para uma gestão mais estratégica | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |