Mostrar registro simples

dc.contributorMoratelli, Ana Paula Albertipt_BR
dc.contributorJesus, Gloria Santos da Costa dept_BR
dc.contributorCarvalho, Jaqueline da Silveirapt_BR
dc.contributorBatista, Maira Eloisapt_BR
dc.contributor.advisorRosa, Carla Regina Mazia, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-13T15:54:24Z
dc.date.available2025-06-13T15:54:24Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96907
dc.descriptionAutores: Ana Paula Alberti Moratelli, Gloria Santos da Costa De Jesus, Jaqueline da Silveira Carvalho, Maira Eloisa Batistapt_BR
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Carla Regina Mazia Rosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificado Black Beltpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo foi realizado no Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, dentro do Campus Politécnico. O objetivo consistiu em reduzir, dentro de um ano, 81% do tempo total das horas trabalhadas dos servidores do Setor de Tecnologia, responsáveis por programar as atividades acadêmicas e ofertar as disciplinas de cada curso aos discentes matriculados. Os dados referentes à situação e histórico do discente são armazenados e disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, porém a plataforma é restrita de ferramentas para realizar análises dos dados durante a oferta semestral de turmas, considerando a disponibilidade de docentes, recursos (salas e laboratórios) e a quantidade de discentes aptos. Esse problema foi analisado seguindo-se as etapas da metodologia Define, Measure, Analyze, Improve and Control. Após a realização de auditoria dos dados, realizou-se a abertura de chamados para correção das inconsistências e a criação de dashboard no Power BI para automatizar a mineração e processamento dos dados, verificou-se a redução de 81%. A análise de dados revelou-se crucial para a programação de oferta de turmas, uma vez que contribuiu para a melhoria da tomada de decisões, aumento da eficiência, antecipação de necessidades, redução de riscos e promoção de compartilhamento de informações essenciais entre os envolvidospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectAnalise de series temporais - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Currículospt_BR
dc.titleImplementação de Business Intelligence na UFPR para uma gestão mais estratégicapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples