Implementação de Business Intelligence na UFPR para uma gestão mais estratégica
Visualizar/ Abrir
Data
2025Autor
Moratelli, Ana Paula Alberti
Jesus, Gloria Santos da Costa de
Carvalho, Jaqueline da Silveira
Batista, Maira Eloisa
Rosa, Carla Regina Mazia, 1984-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente estudo foi realizado no Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, dentro do Campus Politécnico. O objetivo consistiu em reduzir, dentro de um ano, 81% do tempo total das horas trabalhadas dos servidores do Setor de Tecnologia, responsáveis por programar as atividades acadêmicas e ofertar as disciplinas de cada curso aos discentes matriculados. Os dados referentes à situação e histórico do discente são armazenados e disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, porém a plataforma é restrita de ferramentas para realizar análises dos dados durante a oferta semestral de turmas, considerando a disponibilidade de docentes, recursos (salas e laboratórios) e a quantidade de discentes aptos. Esse problema foi analisado seguindo-se as etapas da metodologia Define, Measure, Analyze, Improve and Control. Após a realização de auditoria dos dados, realizou-se a abertura de chamados para correção das inconsistências e a criação de dashboard no Power BI para automatizar a mineração e processamento dos dados, verificou-se a redução de 81%. A análise de dados revelou-se crucial para a programação de oferta de turmas, uma vez que contribuiu para a melhoria da tomada de decisões, aumento da eficiência, antecipação de necessidades, redução de riscos e promoção de compartilhamento de informações essenciais entre os envolvidos