Práticas corporais de aventura como possibilidade pedagógica nas aulas de Educação Física em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Resumo
Resumo : O presente estudo objetivou descrever, analisar e refletir a respeito das intervenções realizadas e experiências vivenciadas durante o estágio docência no processo de formação do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Através de uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência, procuramos investigar as intervenções realizadas no Estágio Supervisionado, que teve como temática as Práticas Corporais de Aventura, e compreender de que modo o trato com seus saberes podem contribuir no processo de formação dos graduandos de Educação Física em Licenciatura. O estudo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de um relato de experiência, apoiado por revisão bibliográfica e documental referente ao tema Práticas Corporais de Aventura no contexto escolar. A pesquisa bibliográfica, realizada nas bases de periódicos eletrônicos do Google Acadêmico, identificou produções científicas nacionais que abordam o tema das Práticas Corporais de Aventura no contexto escolar. A pesquisa documental foi definida pela investigação dos aspectos legais que possibilitaram a integração do tema aos Currículos Oficiais da Educação Física escolar. O relato de experiência narra nossa trajetória durante a realização do estágio supervisionado que ocorreu no segundo semestre do ano de 2022. A partir disso, apresentamos reflexões que surgiram ao longo do trabalho. Todavia, considera-se que são conclusões provisórias que anseiam por futuras discussões, pois o presente estudo revelou que há a necessidade de ampliar as investigações sobre o tema das práticas corporais de aventura na escola
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- Licenciatura [1100]