Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChaves Junior, Sérgio Roberto, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorNascimento, Daniel Nunespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-13T14:26:47Z
dc.date.available2025-06-13T14:26:47Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96898
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Roberto Chaves Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse estudo objetivou entender como o eixo estruturante Lutas no Ensino Fundamental I está situado nos documentos da Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Municipal de Ensino de Curitiba juntamente com relatos de professores e professoras da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, além de identificar os desafios sobre essa prática pedagógica na escola e refletir sobre as possibilidades que esse conteúdo pode proporcionar ao ser desenvolvido no ambiente escolar. Com relação à metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, foi adotado um caminho qualitativo e de revisão de literatura, obtendo a voz dos professores e professoras da RME como ferramenta auxiliar nesse processo. Para isso, foram utilizados portais de busca como Scielo, BDTD e Google Acadêmico que elencaram trabalhos, pelos critérios de inclusão e exclusão, a fim de fornecer argumentos para sustentar o presente trabalho. No processo de leitura dos trabalhos selecionados, alguns dos autores tiveram maior aderência com o que o trabalho se propôs a atingir, tais como o Coletivo de Autores (1992), Edmundo de Drummond Alves Junior (2006), Francinaldo Freitas Leite (2012), entre outros, portanto foram incluídas algumas de suas obras. Nos resultados obtidos através da pesquisa, foi reconhecido que por meio de adaptação de materiais, ludicidade contextualizada e jogos no contexto das lutas é possível desenvolver uma boa aula trabalhando esse conteúdo nas aulas de Educação Física escolar. No desfecho do trabalho, cabe salientar possíveis reflexões acerca do desenvolvimento do conteúdo nas aulas e registrar possibilidades relacionadas a essa prática pedagógica, possibilitando o contorno de desafios e barreiras que venham a surgirpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO eixo estruturante Lutas nas aulas de Educação Física escolar do Ensino Fundamental I de Curitiba : o que pensam os professores?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples