O eixo estruturante Lutas nas aulas de Educação Física escolar do Ensino Fundamental I de Curitiba : o que pensam os professores?
Resumo
Resumo : Esse estudo objetivou entender como o eixo estruturante Lutas no Ensino Fundamental I está situado nos documentos da Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Municipal de Ensino de Curitiba juntamente com relatos de professores e professoras da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, além de identificar os desafios sobre essa prática pedagógica na escola e refletir sobre as possibilidades que esse conteúdo pode proporcionar ao ser desenvolvido no ambiente escolar. Com relação à metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, foi adotado um caminho qualitativo e de revisão de literatura, obtendo a voz dos professores e professoras da RME como ferramenta auxiliar nesse processo. Para isso, foram utilizados portais de busca como Scielo, BDTD e Google Acadêmico que elencaram trabalhos, pelos critérios de inclusão e exclusão, a fim de fornecer argumentos para sustentar o presente trabalho. No processo de leitura dos trabalhos selecionados, alguns dos autores tiveram maior aderência com o que o trabalho se propôs a atingir, tais como o Coletivo de Autores (1992), Edmundo de Drummond Alves Junior (2006), Francinaldo Freitas Leite (2012), entre outros, portanto foram incluídas algumas de suas obras. Nos resultados obtidos através da pesquisa, foi reconhecido que por meio de adaptação de materiais, ludicidade contextualizada e jogos no contexto das lutas é possível desenvolver uma boa aula trabalhando esse conteúdo nas aulas de Educação Física escolar. No desfecho do trabalho, cabe salientar possíveis reflexões acerca do desenvolvimento do conteúdo nas aulas e registrar possibilidades relacionadas a essa prática pedagógica, possibilitando o contorno de desafios e barreiras que venham a surgir
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