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dc.contributor.advisorGodoy, Elenilton Vieira, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorAlves, Fabrício Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-12T12:21:36Z
dc.date.available2025-06-12T12:21:36Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96878
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 07/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa Formação e Desenvolvimento Docente em Ciências e Matemática do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo investigar a influência das experiências de vida, das práticas de trabalho e do uso da matemática pelas costureiras em suas identidades e relações sociais. Para tanto, a pesquisa, de abordagem qualitativa, filia-se aos pressupostos da História Oral (Meihy, 2005; Garnica, 2019), sendo guiada por entrevistas semiestruturadas com cinco mulheres costureiras da mesma família, seguidas de transcrições e textualizações. As narrativas construídas são analisadas a partir de pesquisas selecionadas no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD-CAPES), organizadas em três temáticas: (1) Gênero, Educação e Empoderamento; (2) História e Práticas Culturais na Educação Matemática; e (3) Trabalhos Manuais, Criatividade e Educação Matemática. Essas categorias fornecem uma perspectiva geral das práticas socioculturais das costureiras, dos saberes tradicionais e da interseccionalidade de gênero, raça e classe social no contexto da Educação Matemática. Aborda-se a Etnomatemática (D’Ambrosio, 1998, 2001) para relacionar e evidenciar os aspectos afetivos e multiculturais entre as costureiras ou em outros contextos nos quais as entrevistadas estejam inseridas, além das contribuições de Silvia Federici (2019a, 2019b, 2021), em diálogo com as reflexões de Françoise Vergès (2020), ao abordar as relações entre trabalho, gênero e o movimento feminista. Com isso, o arremate integra elementos das pesquisas de mestrado selecionadas em cada uma das três categorias identificadas na Revisão Sistemática de Literatura, articulando-as com trechos das entrevistas e a fundamentação teórica. A incorporação dessa análise enriquece a compreensão das trajetórias de vida das mulheres e de suas estratégias de sobrevivência e resistência, evidenciando como a educação matemática, a tecnologia, a sustentabilidade e as práticas cotidianas podem ser ferramentas de empoderamento e transformação socialpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This master's dissertation is part of the Teacher Training and Development in Science and Mathematics research line of the Graduate Program in Science and Mathematics Education (PPGECM) at the Federal University of Paraná (UFPR). It aims to investigate how the life experiences, work practices, and use of mathematics by seamstresses influence their identities and social relationships. To this end, the research, which adopts a qualitative approach, is based on the principles of Oral History (Meihy, 2005; Garnica, 2019) and is guided by semi-structured interviews with five female seamstresses from the same family, followed by transcriptions and textualizations. The constructed narratives are analyzed based on studies selected from the Theses and Dissertations Catalog (CTD-CAPES), organized into three themes: (1) Gender, Education, and Empowerment; (2) History and Cultural Practices in Mathematics Education; and (3) Handicrafts, Creativity, and Mathematics Education. These categories provide a broad perspective on the sociocultural practices of seamstresses, traditional knowledge, and the intersectionality of gender, race, and social class in the context of Mathematics Education. Etnomathematics (D’Ambrosio, 1998, 2001) is addressed to relate and highlight the affective and multicultural aspects among seamstresses or in other contexts in which the interviewees are embedded. Additionally, the contributions of Silvia Federici (2019a, 2019b, 2021) are discussed in dialogue with the reflections of Françoise Vergès (2020) regarding the relationships between labor, gender, and the feminist movement. Thus, the final analysis integrates elements of the selected master's research in each of the three categories identified in the Systematic Literature Review, articulating them with excerpts from the interviews and the theoretical framework. Incorporating this analysis enhances the understanding of women's life trajectories and their strategies for survival and resistance, demonstrating how mathematics education, technology, sustainability, and everyday practices can be tools for empowerment and social transformationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCostureirospt_BR
dc.subjectSenso comumpt_BR
dc.subjectEtnomatematicapt_BR
dc.subjectHistoria oralpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleTecendo relatos e trajetórias de uma família de mulheres costureiras que precisaram aprender a costurarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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