Influência da vibração causada pela circulação de linhas de transporte coletivo no entorno do patrimônio edificado da cidade de Ponta Grossa/PR
Resumo
Resumo: Diversos são os problemas cotidianos das cidades, estes que são acentuados com o passar dos anos, haja vista a demanda por infraestrutura e espaço, problemas que podem ser observados no dia a dia de cada cidadão que vive a urbe. Um desses problemas é a incomodidade causada pela vibração de veículos pesados no entorno do patrimônio histórico o qual impacta não somente na qualidade de vida dos seus ocupantes, mas também pode ocasionar problemas estruturais nesses edifícios. O aumento da demanda por espaços e infraestruturas de serviços atualmente gera impactos, principalmente em edificações construídas com técnicas construtivas específicas, as quais, dependendo dos seus métodos construtivos e materiais se degradam pela ação de ondas vibracionais causadas por veículos pesados. O objetivo central deste trabalho hierarquizar os níveis de suscetibilidade relacionados aos possíveis impactos causados pela vibração do trânsito de ônibus no entorno de patrimônios históricos de tombo estadual na cidade de Ponta Grossa. Portanto, foram selecionadas sete edificações de Tombo Estadual no município de Ponta Grossa/PR para compreender as possíveis influências das vibrações causadas pela circulação de ônibus no entorno desses bens. Para o estudo foram utilizadas informações da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da lista de bens tombados e do Plano de Mobilidade Urbana municipal, além de dados do Departamento de transportes referentes às linhas de ônibus que circundam essas edificações. Para o estudo de suscetibilidade das edificações foi realizada uma pesquisa por meio de questionário com profissionais atuantes na área de restauro de edificações históricas para obtenção de informações relacionadas aos elementos e materiais construtivos, haja vista a falta de normativa específica para tal. Com base nas informações coletadas, foi desenvolvido um método para identificação da suscetibilidade das edificações a partir da tecnologia construtiva e do fluxo de veículos do transporte coletivo em seu entorno. Os achados indicam a alta suscetibilidade dos materiais tradicionais a vibrações e o impacto significativo em edificações próximas a vias de tráfego intenso, oferecendo uma base relevante para futuras estratégias de conservação do patrimônio histórico frente aos desafios urbanos Abstract: Quotidian urban issues are often accentuated with time passing, as does the demand for infrastructure and additional space. The nuisance caused by the vibration of heavy vehicles in the surroundings of historical buildings is one of these issues. Not only does such vibration impact on life quality of citizens, but it also may occasion structural damage to heritage architecture. The increasing demand for space and service infrastructure impacts mainly buildings with specific constructive techniques, which might degrade through the action of vibrational waves caused by heavy vehicles. The main goal of this paper hierarquize susceptibility levels related to possible impacts caused by vibration in bus traffic around state-listed historical heritage sites in the city of Ponta Grossa. In this dissertation, seven heritage state protected buildings have been chosen, all inside the urban perimeter of Ponta Grossa, a medium Brazilian city. These buildings have been analyzed on the influence of the vibration caused by bus circulation in the surrounding areas. The list of protected buildings, additional information from the local city hall and the transportation department have been used for this analysis, as well as data from the local Mobility Plan. Heat maps have been produced, illustrating the number of daily trips on each bus line. Additionally, professionals that operate on the field of building restoration have been interviewed, as to obtain information related to the susceptibility degree of diverse elements and constructive methods, for the lack of specific legislation on the matter. With use of the information obtained, analysis methods have been developed by the author as o identify the susceptibility of the buildings, based on their characteristics. The methods made possible to identify the fragilized spots on historical buildings related to bus circulation in their surroundings. The results indicate high susceptibility of traditional building methods to vibration and significant impact on buildings near to intense traffic. Therefore, this paper offers relevant basis for the development of more profound strategies for historical heritage building conservation over urban challenges
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