Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHilger, Thaís Rafaela, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorMariniak, Mikaelly Rafaelapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-05T13:25:55Z
dc.date.available2025-06-05T13:25:55Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96800
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Thaís Rafaela Hilgerpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Drª Ettiène Cordeiro Guériospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 25/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante da presença da Ciência Forense na vida humana, em experiências ficcionais ou não, esta pesquisa, quali-quantitativa, tem como objetivo analisar o conjunto de representações sociais de estudantes do Ensino Médio sobre o campo Ciência Forense. A circulação da Ciência Forense na sociedade é evidenciada pelos fenômenos CSI Effect e Serial Effect e pela existência de cursos de graduação relacionados à Ciência Forense, corroborando com a caracterização do campo como objeto de representações sociais. A pertinência da Ciência Forense para o campo Educação em Ciência é justificada a partir da formação inicial de peritos criminais, da presença de conteúdos científicos em investigações forenses e da apropriação desta Ciência em teses e dissertações brasileiras. Como marco teórico principal adota-se a Teoria das Representações Sociais, sob a abordagem estrutural, em articulação com a Teoria do Pensamento Complexo. A constituição de dados foi realizada a partir das associações do grupo social, composto por 283 estudantes, à estímulos indutores, resultando, a partir da análise prototípica, na construção de quadros de Vergès. Além disso, foi calculado o índice de estereotipia para cada conceito indutor. O Teste de Associação Livre de Palavras, instrumento de constituição de dados, é composto pelos conceitos Ciência Forense; Investigação criminal; Cena de crime; Impressão digital; Mancha de sangue; DNA e CSI: Investigação Criminal. Inicialmente foi feita a análise para cada conceito isolado, em seguida, a partir dos elementos do núcleo e da zona de contraste de cada conceito, foi traçada a trama que indica a representação do campo Ciência Forense de forma ampla. A análise dos índices de estereotipia indicou que as evocações representam o conhecimento do grupo social sobre os conceitos investigados, resultando em um conjunto de representações com elementos próximos ao que é, de fato, pertinente à Ciência Forense. Entre eles, DNA e luz ultravioleta, elementos científicos que possuem respaldo legal para a abordagem na Educação Básica. Diante disso, a Ciência Forense é considerada um campo complexo, potencialmente transdisciplinar, com características que podem facilitar a aprendizagem significativa de conhecimentos científicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Given the presence of Forensic Science in human life, in fictional or non-fictional experiences, this qualitative and quantitative research aims to analyze the set of social representations of high school students about the field of Forensic Science. The circulation of Forensic Science in society is evidenced by the phenomena CSI Effect and Serial Effect and by the existence of undergraduate courses related to Forensic Science, corroborating the characterization of the field as an object of social representations. The relevance of Forensic Science to the field of Science Education is justified based on the initial training of criminal experts, the presence of scientific content in forensic investigations and the appropriation of this Science in Brazilian theses and dissertations. As the main theoretical framework, the Theory of Social Representations is adopted, under the structural approach, in articulation with the Theory of Complex Thought. The data was created based on the associations of the social group, composed of 283 students, to inducing stimuli, resulting, from the prototypical analysis, in the construction of Vergés tables. In addition, the stereotypy index was calculated for each inducing concept.The Free Word Association Test, a data compilation instrument, is composed of the concepts Forensic Science; Criminal Investigation; Crime Scene; Fingerprint; Bloodstain; DNA and CSI: Criminal Investigation. Initially, the analysis was performed for each isolated concept, then, from the core elements and the contrast zone of each concept, the plot that indicates the representation of the Forensic Science field in a broad way was drawn. The analysis of the stereotypy indexes indicated that the evocations represent the social group's knowledge about the investigated concepts, resulting in a set of representations with elements close to what is, in fact, pertinent to Forensic Science. Among them, DNA and ultraviolet light, scientific elements that have legal support for the approach in Basic Education. Therefore, Forensic Science is considered a complex, potentially transdisciplinary field, with characteristics that can facilitate the significant learning of scientific knowledge.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPrática forense - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleA ciência forense como objeto de representações sociais : implicações para a educação em ciênciaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples