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dc.contributor.advisorDidonet, Simone Regina, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorCosta, Bruna Cescattopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-30T18:48:06Z
dc.date.available2025-05-30T18:48:06Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96712
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Simone Regina Didonetpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 26/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo busca explorar o papel complementar das dinâmicas de mercado e das redes de colaboração no favorecimento da inovação radical, a qual é um fator-chave para a vantagem competitiva, a transformação do mercado e o crescimento econômico – todas preocupações do campo do marketing estratégico. As dinâmicas de mercado, caracterizadas pela intensidade competitiva e pela turbulência tecnológica, cria tanto oportunidades quanto pressões para as empresas, impulsionando-as a se diferenciar e se adaptar. Enquanto isso, as redes de colaboração – que envolvem atividades de colaboração com fornecedores, clientes, instituições de ensino superior e órgãos governamentais – oferecem recursos e conhecimentos essenciais para navegar em cenários complexos de inovação. Com base na Teoria Evolucionária da Inovação e na perspectiva de Formação de Mercado (Market-Shaping), esta pesquisa assume as empresas como participantes ativas em sistemas de mercado multiníveis e dinâmicos. Utilizando dados quantitativos secundários em painel (2013, 2015, 2017, 2019) de 39 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o estudo examina por meio de regressões hierárquicas como a interação entre as dinâmicas de mercado e as redes de colaboração impacta a inovação radical. Os resultados demonstram que os elementos que mais influenciam na inovação radical são a turbulência tecnológica e a cooperação com clientes. Ainda, comprovam dinâmicas de mercado e redes de colaboração são complementares e precisam ser analisadas em conjunto quando empresas desejam implementar inovações radicais. Esses resultados contribuem teoricamente ao: i) integrar essas duas perspectivas, isso é, a Teoria Evolucionária da Inovação e a perspectiva de Formação de Mercado (Market-Shaping), demonstrando empiricamente seu efeito combinado na inovação radical; ii) fornecer evidências da interação entre dois diferentes níveis do mercado. Além disso, as implicações gerenciais ressaltam a necessidade de as empresas enxergarem a concorrência e a turbulência tecnológica como catalisadores, e não como ameaças, enquanto gerenciam estrategicamente suas redes de colaboração para aprimorar os resultados da inovação. Ao unir contribuições teóricas e práticas, este estudo oferece insights aplicáveis sobre como as empresas podem navegar e influenciar ambientes de mercado complexos para fomentar a inovação radicalpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to explore the complementarity role of market dynamics and collaboration networks to favour radical innovation, which is a key driver of competitive advantage, market transformation and economic growth – all strategic marketing field concerns. Market dynamics, characterized by competitive intensity and technological turbulence, create both opportunities and pressures for firms, pushing them to differentiate and adapt. Meanwhile, collaboration networks—comprising interactions with suppliers, clients, higher education, and government institutions—offer critical resources and knowledge to navigate complex innovation landscapes. Despite extensive research on these elements individually, their synergistic impact on radical innovation remains underexplored. Grounded in the Evolutionary Theory of Innovation and Market-Shaping perspectives, this research conceptualizes firms as active participants in multi-layered and dynamic market systems. Using cross-country secondary quantitative panel data (2013, 2015, 2017 and 2019) from 39 countries, owned by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), the research examines through hierarchical regression how market dynamics and collaboration networks interacts to impact radical innovation. Findings demonstrate that the elements, which influence radical innovation the most are technological turbulence and cooperation activities with clients. Additionally, they assert that market dynamics and collaboration networks are complementary and need to be analysed together when firms desire to implement radical innovation. This results offer theoretical contributions by i) integrating these two perspectives, i.e. Evolutionary Theory of Innovation and Market-Shaping perspectives and empirically demonstrating their combined effect on radical innovation; ii) providing evidences of the interaction between two different levels of the market. Additionally, managerial implications highlight the need for firms to view competition and technological turbulence as catalysts rather than threats, while strategically managing collaboration networks to enhance innovation outcomes. By bridging theoretical and practical domains, this study provides actionable insights into how firms can navigate and influence complex market environments to foster radical innovationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.subjectOrganização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMercadospt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleThe complementary role of market dynamics and collaboration networks to favour radical innovation : a longitudinal and cross country study with OECD datapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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