dc.contributor.advisor | Freitas, Ana Elisa de Castro, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Ricardo Aparecido Albano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T17:33:38Z | |
dc.date.available | 2025-06-06T17:33:38Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96647 | |
dc.description | Orientador: Drª. Ana Elisa de Castro Freitas | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho investiga métodos de ensino interdisciplinares para o ensino da ilustração botânica na escola, fundamentando-se nos princípios pedagógicos de Paulo Freire (1987), Lev Vigotski (1932), Jean Piaget (1964) e Fritjof Capra (2018). O estilo de organização do texto é orientado pelo formato do livro didático, buscando sistematizar e desenvolver conteúdos das áreas da educação ambiental e alfabetização ecológica para o ensino fundamental, através de um plano de aula que integra técnicas de desenho e pintura com conceitos ecológicos. A opção metodológica busca engajar os estudantes na observação detalhada da natureza, possibilitando a construção de conhecimentos sensíveis e contextualizados que colaborem para despertar uma consciência engajada com os desafios da conservação ambiental. A proposta está alinhada aos desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU1, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Botânica - Obras ilustradas | pt_BR |
dc.title | A ilustração botânica em práticas de alfabetização ecológica no ensino de artes | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |