Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Ana Elisa de Castro, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artespt_BR
dc.creatorLopes, Ricardo Aparecido Albanopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-06T17:33:38Z
dc.date.available2025-06-06T17:33:38Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96647
dc.descriptionOrientador: Drª. Ana Elisa de Castro Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho investiga métodos de ensino interdisciplinares para o ensino da ilustração botânica na escola, fundamentando-se nos princípios pedagógicos de Paulo Freire (1987), Lev Vigotski (1932), Jean Piaget (1964) e Fritjof Capra (2018). O estilo de organização do texto é orientado pelo formato do livro didático, buscando sistematizar e desenvolver conteúdos das áreas da educação ambiental e alfabetização ecológica para o ensino fundamental, através de um plano de aula que integra técnicas de desenho e pintura com conceitos ecológicos. A opção metodológica busca engajar os estudantes na observação detalhada da natureza, possibilitando a construção de conhecimentos sensíveis e contextualizados que colaborem para despertar uma consciência engajada com os desafios da conservação ambiental. A proposta está alinhada aos desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU1, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBotânica - Obras ilustradaspt_BR
dc.titleA ilustração botânica em práticas de alfabetização ecológica no ensino de artespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples