A ilustração botânica em práticas de alfabetização ecológica no ensino de artes
Resumo
Resumo : O presente trabalho investiga métodos de ensino interdisciplinares para o ensino da ilustração botânica na escola, fundamentando-se nos princípios pedagógicos de Paulo Freire (1987), Lev Vigotski (1932), Jean Piaget (1964) e Fritjof Capra (2018). O estilo de organização do texto é orientado pelo formato do livro didático, buscando sistematizar e desenvolver conteúdos das áreas da educação ambiental e alfabetização ecológica para o ensino fundamental, através de um plano de aula que integra técnicas de desenho e pintura com conceitos ecológicos. A opção metodológica busca engajar os estudantes na observação detalhada da natureza, possibilitando a construção de conhecimentos sensíveis e contextualizados que colaborem para despertar uma consciência engajada com os desafios da conservação ambiental. A proposta está alinhada aos desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU1, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis
Collections
- Artes (Litoral) [139]