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dc.contributor.advisorIared, Valéria Ghisloti, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSilva, Flávia Pitareli dapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-22T19:46:01Z
dc.date.available2025-05-22T19:46:01Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96636
dc.descriptionOrientador: Valéria Ghisloti Iaredpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O tema biodiversidade vêm ganhando cada vez mais atenção das mídias sociais, isso ocorre devido ao cenário atual da evidente perda da biodiversidade e de habitats naturais que estão ocorrendo nos últimos anos. A antropização dos ambientes decorrentes do crescimento populacional, usos desenfreados do solo, entre outros impactos ambientais, estão relacionados com o desequilíbrio socioambiental enfrentado atualmente. O termo biodiversidade foi apresentado em 1986 pelos cientistas Walter G. Rosen e Edward O. Wilson e divulgado durante um evento chamado de National Forum on BioDiversity (Fórum Nacional sobre Biodiversidade), desde então tornou-se um assunto de extrema importância e relevância para a comunidade acadêmica, principalmente devido aos problemas ao que se refere a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, por sua vez, é uma relevante ferramenta para a conservação da biodiversidade. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise cienciométrica das concepções de biodiversidade nos periódicos nacionais de educação ambiental. Desta forma, espera-se que este trabalho ajude na compreensão do papel da educação ambiental na conservação da biodiversidade, promovendo reflexões e estratégias que integrem ciência, educação e sustentabilidade no cenário nacionalpt_BR
dc.description.abstractAbstract : The biodiversity issue is gaining more and more attention from society, and is occurring due to the current scenario of the evident loss of biodiversity and natural habitats that is occurring in recent years. The anthropization of two environments due to population growth, uncontrolled use of only, among other environmental impacts,are related to the socio-environmental imbalance currently faced. The term biodiversity was presented in 1986 by scientists Walter G. Rosen and Edward O. Wilson and disseminated during an event called the National Forum on BioDiversity, since then it became a matter of extreme importance and relevance for a academic community, mainly due to the problems that refer to conservation of Biodiversity, environmental education, in turn, is a relevant tool for the conservation of biodiversity. In this way, the present work aims to carry out a scientometric analysis of the concepts of biodiversity in the national newspapers of environmental education. In this way, it is hoped that this work will help in understanding the role of environmental education in biodiversity conservation, promoting reflections and strategies that integrate science, education and sustainability in the national contextpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiências da vidapt_BR
dc.titleAnálise cienciométrica das concepções de biodiversidade nos periódicos nacionais de educação ambientalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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