Análise cienciométrica das concepções de biodiversidade nos periódicos nacionais de educação ambiental
Resumo
Resumo : O tema biodiversidade vêm ganhando cada vez mais atenção das mídias sociais, isso ocorre devido ao cenário atual da evidente perda da biodiversidade e de habitats naturais que estão ocorrendo nos últimos anos. A antropização dos ambientes decorrentes do crescimento populacional, usos desenfreados do solo, entre outros impactos ambientais, estão relacionados com o desequilíbrio socioambiental enfrentado atualmente. O termo biodiversidade foi apresentado em 1986 pelos cientistas Walter G. Rosen e Edward O. Wilson e divulgado durante um evento chamado de National Forum on BioDiversity (Fórum Nacional sobre Biodiversidade), desde então tornou-se um assunto de extrema importância e relevância para a comunidade acadêmica, principalmente devido aos problemas ao que se refere a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, por sua vez, é uma relevante ferramenta para a conservação da biodiversidade. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise cienciométrica das concepções de biodiversidade nos periódicos nacionais de educação ambiental. Desta forma, espera-se que este trabalho ajude na compreensão do papel da educação ambiental na conservação da biodiversidade, promovendo reflexões e estratégias que integrem ciência, educação e sustentabilidade no cenário nacional Abstract : The biodiversity issue is gaining more and more attention from society, and is occurring due to the current scenario of the evident loss of biodiversity and natural habitats that is occurring in recent years. The anthropization of two environments due to population growth, uncontrolled use of only, among other environmental impacts,are related to the socio-environmental imbalance currently faced. The term biodiversity was presented in 1986 by scientists Walter G. Rosen and Edward O. Wilson and disseminated during an event called the National Forum on BioDiversity, since then it became a matter of extreme importance and relevance for a academic community, mainly due to the problems that refer to conservation of Biodiversity, environmental education, in turn, is a relevant tool for the conservation of biodiversity. In this way, the present work aims to carry out a scientometric analysis of the concepts of biodiversity in the national newspapers of environmental education. In this way, it is hoped that this work will help in understanding the role of environmental education in biodiversity conservation, promoting reflections and strategies that integrate science, education and sustainability in the national context
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