Almanaque do Mundo Mágico da Leitura - Volume 1
Data
2024-12-19Autor
Gandin, Rosangela Valachinski
Ferreira, Luciana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
“Ser um Produto Educativo Cultural enriquecedor para o público infanto-juvenil e também servir como material didático para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental” é a natureza do Almanaque. O primeiro fascículo mostrou passatempos criados a partir do texto explícito e implícito das obras literárias Até as princesas soltam pum, Flicts e da lenda litorânea do Paraná, A Caveirinha de Paranaguá, além de apresentar o QRCode e o link dessas obras exibidas no canal do youtube do programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura, do qual o projeto é vinculado. Também socializou para leitura e encenação a adaptação para o teatro, assim como atividade de leitura na modalidade off-line da primeira obra. Entre os depoimentos, exibiu: um que conta a criação de um personagem; outro que mostra o impacto que as sessões culturais tiveram para quatro adolescentes que participaram das atividades do programa desde o maternal até o 5º ano do ensino fundamental; um que relatou a experiência no Mundo Mágico de uma Assistente Social e professora de Artes, ambas egressas do curso de Serviço Social e de Artes do Setor Litoral da UFPR; e o último é de uma professora e coordenadora pedagógica que mostrou como as sessões culturais vem contribuindo com a rede municipal de Matinhos. Para ampliar o acervo literário, indicou a leitura de conto de enigma para crianças, Procura-se o Curupira e Quem matou o Saci, contribuindo assim também para o conhecimento do folclore brasileiro. Outra indicação está na continuidade da leitura da primeira obra com o Livro Secreto das princesas que soltam pum, visto que a indicação causa hesitação no leitor no sentido de descobrir os segredos. Por ser fascículo comemorativos dos 15 anos do programa, apresentou o número de vagas disponibilizadas para acadêmicos (as) entre 2009 e 2023, assim como o número de sessões culturais produzidas no período e o público alvo participante. Num ambiente interprofissional composto por estudantes das licenciaturas em Artes, Ciências, Geografia, Linguagem e Comunicação e dos bacharelados em Gestão e Empreendedorismo e de Jornalismo, competências e habilidades foram tecidas individualmente como a criação autoral de ilustrações, passatempos e redação que, posteriormente, tornaram-se da equipe após conferência coletiva, bem como outras nasceram da interação entre a equipe e os convidados. Enfim, desde a sua idealização, em 2021, a publicação do 1º fascículo, em 2024, foi visto um engajamento em explorar diferentes abordagens pedagógicas em prol da formação de leitores, independente do curso de origem.
Collections
- Texto [50]