Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPagnan, Nina Amalia Branciapt_BR
dc.contributor.otherTanhoffer, Edson Antonio, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorLima, Ita Márcia dept_BR
dc.date.accessioned2025-05-21T14:26:24Z
dc.date.available2025-05-21T14:26:24Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96624
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª. Nina Amália Brancia Pagnanpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Edson Tanhoferpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 21/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A Teoria da Evolução, desde sua formulação por Charles Darwin e publicação em "A Origem das Espécies" em 1859, representa um marco crucial para a ciência. No entanto, ao longo do tempo, enfrentou desafios e a disseminação de informações equivocadas, especialmente na evolução humana. Um equívoco comum é a ideia de que os seres humanos descendem diretamente dos macacos, simplificando a complexidade da trajetória evolutiva dos hominídeos. Este trabalho de conclusão busca fornecer subsídios aos professores de Biologia, integrando conhecimento teórico com o uso de modelos didáticos em impressão 3D. A intenção é superar as barreiras identificadas no ensino da evolução humana, tornando-o mais eficiente e significativo. Foram produzidas réplicas em 3D de seis crânios, acompanhadas de uma sequência de atividades investigativas para apoiar o ensino. As atividades propostas visam aprofundar o entendimento dos alunos, desmistificando conceitos errôneos. Este recurso educacional pretende estimular e apoiar os professores, especialmente em Santa Catarina, na utilização da tecnologia 3D para aulas investigativas de Biologia. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes, incentivando-os a serem agentes autônomos no processo de aprendizagem. Espera-se que essa abordagem contribua significativamente para a formação científica dos estudantes, preparando-os para compreender e discutir temas relacionados à evolução humana de maneira reflexiva e fundamentadapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Theory of Evolution, since its formulation by Charles Darwin and publication in "The Origin of Species" in 1859, represents a crucial milestone for science. However, over time, it has faced challenges and the spread of misinformation, especially in human evolution. A common misconception is the idea that humans are directly descended from apes, simplifying the complexity of the evolutionary trajectory of hominids. This final paper seeks to provide subsidies to Biology teachers, integrating theoretical knowledge with the use of didactic models in 3D printing. The intention is to overcome the barriers identified in the teaching of human evolution, making it more efficient and meaningful. 3D replicas of six skulls were produced, accompanied by a sequence of investigative activities to support teaching. The proposed activities aim to deepen the students' understanding, demystifying misconceptions. This educational resource aims to stimulate and support teachers, especially in Santa Catarina, in the use of 3D technology for investigative Biology classes. The objective is to arouse the interest of students, encouraging them to be autonomous agents in the learning process. It is expected that this approach will contribute significantly to the scientific training of students, preparing them to understand and discuss topics related to human evolution in a reflective and reasoned waypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEvolução humanapt_BR
dc.subjectImpressão tridimensionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectBiologia Geralpt_BR
dc.titleUso de réplicas em 3D para o ensino de evolução humanapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples