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    Efeitos da adição de óleos vegetais e cossolventes nas propriedades e desempenho do diesel B S500

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    R-G-JULIANA YUKARI TAMAMOTO.pdf (1.139Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Tamamoto, Juliana Yukari
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O uso de emulsões combustíveis tem ganhado crescente atenção na última década, visando substituir combustíveis fósseis por alternativas mais sustentáveis e de fácil aplicação tecnológica. Este trabalho explorou uma alternativa para eduzir a quantidade pura de Diesel B S500 usada na frota de combustíveis (diesel contendo biodiesel e 500 ppm de enxofre) adicionando biocomponentes oxigenados, sendo o óleo vegetal refinado/tratado e uma mistura de álcool. A adição direta de óleo vegetal, sem a necessidade da produção de biodiesel, tem por objetivo encurtar a rota tecnológica e logística de uso de óleos vegetais, especialmente o óleo de fritura tratado, pensando no atendimento descentralizado de cidades menores que não possuem fácil acesso à produção de biodiesel. A alta viscosidade das misturas contendo óleos vegetais foi contornada pelo uso do cossolvente etanol/octanol. Foram realizados os ensaios de qualidade da mistura combustível, incluindo aspecto, cor, teor de biodiesel, teor de água, massa específica, ponto de fulgor, viscosidade cinemática, enxofre total, índice de neutralização, ponto de entupimento de filtro a frio, estabilidade à oxidação e destilação atmosférica, em dois laboratórios de acordo com a Resolução ANP Nº 50 da ANP para Diesel Combustível, além da determinação do poder calorífico. Os resultados dos testes de qualidade foram comparados com amostras de Diesel B S500 puro, sendo compatíveis, com destaque para viscosidade dentro das especificações. Também foi avaliado a eficácia da neutralização do óleo residual para compor a mistura e ser incorporada ao diesel comum, de forma conjunta com o biodiesel
     
    Abstract : The use of fuel emulsions has gained increasing attention in the last decade, aiming to replace fossil fuels with more sustainable and technologically easy-to-apply alternatives. This work explored an alternative to reduce the pure amount of Diesel B S500 used in the fuel fleet (diesel containing biodiesel and 500 ppm of sulfur) by adding oxygenated biocomponents, namely refined/treated vegetable oil and an alcohol mixture. The direct addition of vegetable oil, without the need for biodiesel production, aims to shorten the technological and logistical route of using vegetable oils, especially treated frying oil, considering the decentralized service of smaller cities that do not have easy access to biodiesel production. The high viscosity of mixtures containing vegetable oils was overcome by the use of the co-solvent ethanol/octanol. Quality tests of the fuel mixture were carried out, including appearance, color, biodiesel content, water content, specific gravity, flash point, kinematic viscosity, total sulfur, neutralization index, cold filter plugging point, oxidation stability, and atmospheric distillation, in two laboratories according to ANP Resolution Nº 50 for Diesel Fuel, in addition to the determination of calorific value. The results of the quality tests were compared with pure Diesel B samples, being compatible, with emphasis on viscosity within the specifications. The effectiveness of neutralizing the waste oil to compose the mixture and be incorporated into common diesel, together with biodiesel, was also evaluated
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96614
    Collections
    • Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Palotina) [54]

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