A necessidade de profissionais bilíngues : o caso do curso de gestão de turismo da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral
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Data
2024Autor
Santos, Erick Henrique Alves Souza
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Resumo : Em um contexto globalizado, a comunicação eficaz é essencial para atender às expectativas dos turistas e fortalecer a competitividade dos destinos turísticos. Assim, este trabalho objetiva verificar a necessidade de adesão ao aprendizado de um segundo idioma pelos estudantes de Gestão de Turismo da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Por meio de uma metodologia aplicada e abordagem qualiquantitativa, com revisão bibliográfica e questionário semiestruturado direcionado aos discentes de Gestão de Turismo, egressos e profissionais do turismo. Identificou-se que a falta de capacitação linguística é um desafio recorrente, e que existe uma alta demanda pelo público investigado no referido estudo da inclusão desse conhecimento no cotidiano acadêmico, seja por meio da volta dos módulos na matriz curricular, seja por oficinas e atividades extracurriculares. Conclui-se que a integração de módulos de língua estrangeira na formação acadêmica e treinamentos profissionais é uma estratégia indispensável para atender às demandas do mercado e consolidar destinos turísticos como acolhedores e competitivos, numa realidade em que o domínio de idiomas eleva a percepção de qualidade e fidelização dos turistas