dc.contributor.advisor | Custódio, Robson José, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Linguagem e Comunicação | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Bárbara Gonçalves de Lima de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T14:40:26Z | |
dc.date.available | 2025-05-15T14:40:26Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96501 | |
dc.description | Orientador: Robson Jose Custodio | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Linguagem e Comunicação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho discute o conceito de escrevivência, elencado por Conceição Evaristo, entendido como um modo de escrita que nasce a partir da experiência individual e social do cotidiano próprio do povo negro. Investiga-se essa questão por meio da análise do conto Mirtes Aparecida da Luz (2024), que tem como personagem principal a Mirtes da Luz uma mulher negra e com deficiência visual que passa por diversas questões vinculadas ao capacitismo, machismo e racismo. A prática de trançar os cabelos é um patrimônio cultural imaterial (Santos, 2019), ou seja, está muito além de algo meramente estético. O objetivo é evidenciar o ato de trançar enquanto movimento de cura e resgate ancestral, assim como a escrita de si. Desse modo, para realizar tal análise, utiliza-se além do conceito de escrevivência, os conceitos de interseccionalidade, de Carla Akotirene, e o de Racismo Genderizado, de Grada Kilomba | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade (Sociologia) | pt_BR |
dc.subject | Negras | pt_BR |
dc.title | Mirtes Aparecida da Luz, de Conceição Evaristo : entrelaçando | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |