dc.contributor | Terrossi, Yohanna Mouhanna | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Castanharo, Regina Célia Titotto, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Mariana Folli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T11:46:41Z | |
dc.date.available | 2025-05-13T11:46:41Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96496 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª Drª Regina Titotto Castanharo | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Contextualização: Esta prática se baseia na experiência profissional de duas terapeutas ocupacionais em um espaço clínico privado e assistencial ao neurodesenvolvimento infantil em um município da região Sul do país. O objetivo foi compartilhar a vivência da Terapia Ocupacional no acompanhamento de um caso visando as potencialidades da profissão em dois contextos distintos. Análise Crítica da Prática: Foram abordados duas bases: (a) a terapia ocupacional e a saúde mental na infância, (b) a interface entre escola, pais e a infância. Considerações finais: Concluímos que na infância o processo de intervenção começa pela principal ocupação da criança- o brincar - e que pais e professores podem atuar como potencializadores desta criança em seu ciclo de vida | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This practice is based on the professional experience of two occupational therapists in a private clinical space and assistance to child neurodevelopment in a city in the southern region of the country. The objective was to share the experience of Occupational Therapy in the monitoring of a case aiming at the potentialities of the profession in two different contexts. Critical Analysis of the Practice: Two bases were addressed: (a) occupational therapy and mental health in childhood, (b) the interface between school, parents and childhood. Final considerations: We conclude that in childhood the intervention process begins with the child's main occupation - playing - and that parents and teachers can act as enhancers of this child in his/her life cycle | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: Esta práctica se basa en la experiencia profesional de dos terapeutas ocupacionales en un espacio clínico privado brindando asistencia al neurodesarrollo infantil en una ciudad de la región sur del país. El objetivo fue compartir la experiencia de la Terapia Ocupacional en el acompañamiento de un caso apuntando al potencial de la profesión en dos contextos diferentes. Análisis crítico de la práctica: Se abordaron dos bases: (a) terapia ocupacional y salud mental en la infancia, (b) la interfaz entre escuela, padres e infancia. Consideraciones finales: Concluimos que en la infancia el proceso de intervención comienza con la ocupación principal del niño - jugar - y que padres y profesores pueden actuar como potenciadores de este niño en su ciclo vital | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Terapia ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem teórica prática de terapeutas ocupacionais com pais e educadores : potencializando as ocupações do ciclo de vida infância | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |