Mostrar registro simples

dc.contributorTerrossi, Yohanna Mouhannapt_BR
dc.contributor.advisorCastanharo, Regina Célia Titotto, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mentalpt_BR
dc.creatorRibeiro, Mariana Follipt_BR
dc.date.accessioned2025-05-13T11:46:41Z
dc.date.available2025-05-13T11:46:41Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96496
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Drª Regina Titotto Castanharopt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como trabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mentalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Contextualização: Esta prática se baseia na experiência profissional de duas terapeutas ocupacionais em um espaço clínico privado e assistencial ao neurodesenvolvimento infantil em um município da região Sul do país. O objetivo foi compartilhar a vivência da Terapia Ocupacional no acompanhamento de um caso visando as potencialidades da profissão em dois contextos distintos. Análise Crítica da Prática: Foram abordados duas bases: (a) a terapia ocupacional e a saúde mental na infância, (b) a interface entre escola, pais e a infância. Considerações finais: Concluímos que na infância o processo de intervenção começa pela principal ocupação da criança- o brincar - e que pais e professores podem atuar como potencializadores desta criança em seu ciclo de vidapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This practice is based on the professional experience of two occupational therapists in a private clinical space and assistance to child neurodevelopment in a city in the southern region of the country. The objective was to share the experience of Occupational Therapy in the monitoring of a case aiming at the potentialities of the profession in two different contexts. Critical Analysis of the Practice: Two bases were addressed: (a) occupational therapy and mental health in childhood, (b) the interface between school, parents and childhood. Final considerations: We conclude that in childhood the intervention process begins with the child's main occupation - playing - and that parents and teachers can act as enhancers of this child in his/her life cyclept_BR
dc.description.abstractResumen: Esta práctica se basa en la experiencia profesional de dos terapeutas ocupacionales en un espacio clínico privado brindando asistencia al neurodesarrollo infantil en una ciudad de la región sur del país. El objetivo fue compartir la experiencia de la Terapia Ocupacional en el acompañamiento de un caso apuntando al potencial de la profesión en dos contextos diferentes. Análisis crítico de la práctica: Se abordaron dos bases: (a) terapia ocupacional y salud mental en la infancia, (b) la interfaz entre escuela, padres e infancia. Consideraciones finales: Concluimos que en la infancia el proceso de intervención comienza con la ocupación principal del niño - jugar - y que padres y profesores pueden actuar como potenciadores de este niño en su ciclo vitalpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.titleUma abordagem teórica prática de terapeutas ocupacionais com pais e educadores : potencializando as ocupações do ciclo de vida infânciapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples