• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Terapia Ocupacional em Saúde Mental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Terapia Ocupacional em Saúde Mental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma abordagem teórica prática de terapeutas ocupacionais com pais e educadores : potencializando as ocupações do ciclo de vida infância

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARIANA FOLLI RIBEIRO.pdf (230.3Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Ribeiro, Mariana Folli
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Contextualização: Esta prática se baseia na experiência profissional de duas terapeutas ocupacionais em um espaço clínico privado e assistencial ao neurodesenvolvimento infantil em um município da região Sul do país. O objetivo foi compartilhar a vivência da Terapia Ocupacional no acompanhamento de um caso visando as potencialidades da profissão em dois contextos distintos. Análise Crítica da Prática: Foram abordados duas bases: (a) a terapia ocupacional e a saúde mental na infância, (b) a interface entre escola, pais e a infância. Considerações finais: Concluímos que na infância o processo de intervenção começa pela principal ocupação da criança- o brincar - e que pais e professores podem atuar como potencializadores desta criança em seu ciclo de vida
     
    Abstract: This practice is based on the professional experience of two occupational therapists in a private clinical space and assistance to child neurodevelopment in a city in the southern region of the country. The objective was to share the experience of Occupational Therapy in the monitoring of a case aiming at the potentialities of the profession in two different contexts. Critical Analysis of the Practice: Two bases were addressed: (a) occupational therapy and mental health in childhood, (b) the interface between school, parents and childhood. Final considerations: We conclude that in childhood the intervention process begins with the child's main occupation - playing - and that parents and teachers can act as enhancers of this child in his/her life cycle
     
    Resumen: Esta práctica se basa en la experiencia profesional de dos terapeutas ocupacionales en un espacio clínico privado brindando asistencia al neurodesarrollo infantil en una ciudad de la región sur del país. El objetivo fue compartir la experiencia de la Terapia Ocupacional en el acompañamiento de un caso apuntando al potencial de la profesión en dos contextos diferentes. Análisis crítico de la práctica: Se abordaron dos bases: (a) terapia ocupacional y salud mental en la infancia, (b) la interfaz entre escuela, padres e infancia. Consideraciones finales: Concluimos que en la infancia el proceso de intervención comienza con la ocupación principal del niño - jugar - y que padres y profesores pueden actuar como potenciadores de este niño en su ciclo vital
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96496
    Collections
    • Terapia Ocupacional em Saúde Mental [6]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV