Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Elaine Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorLunardon, Milenapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T17:48:59Z
dc.date.available2025-04-07T17:48:59Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95800
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Elaine Ferreira Machadopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Defesa : Curitiba, 13/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A Biotecnologia, ciência que utiliza os mecanismos dos seres vivos para atender às necessidades humanas, possui um grande potencial transformador. No contexto da educação básica, compreender essa área é fundamental para que os estudantes se apropriem de conhecimentos científicos e reflitam sobre seus impactos sociais e éticos. Em 2023, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR) incorporou a Biotecnologia no Itinerário Formativo de Matemática e Ciências da Natureza do Novo Ensino Médio, buscando abordar a relevância dessa ciência para o desenvolvimento humano. Contudo, desafios como a carência de recursos pedagógicos atualizados e a predominância de aulas expositivas limitam o engajamento e a aprendizagem significativa dos alunos. Diante disso, este estudo investigou como a gamificação, aliada ao ensino por investigação, pode potencializar o ensino de Biotecnologia na educação básica, com foco na produção e aplicação da insulina. Foi desenvolvida uma proposta pedagógica gamificada que uniu o aprendizado investigativo e lúdico para explorar a história, o processo de produção e as implicações sociais da insulina. O trabalho foi estruturado em quatro etapas: uma revisão teórica sobre Biotecnologia e metodologias ativas; o desenvolvimento da proposta gamificada alinhada aos princípios do ensino investigativo; a aplicação prática em sala de aula; e a análise dos resultados obtidos. Os resultados demonstraram avanços significativos no aprendizado dos estudantes, indicando que essa abordagem contribui para um ensino dinâmico, acessível e alinhado às demandas do Novo Ensino Médio. A gamificação pode ser uma metodologia eficaz no ensino de Biologia e outras áreas do conhecimento e se diferencia do ensino tradicional, mostrando grande potencial de aceitação pelos alunos. Enquanto a gamificação, com seus elementos lúdicos e competitivos, potencializou a motivação dos estudantes, o ensino por investigação incentivou a curiosidade e a participação ativa na construção do conhecimento. A pesquisa reforça a importância de metodologias ativas na educação básica, destacando a gamificação como uma ferramenta eficaz para ampliar o interesse e a compreensão dos estudantes sobre a Biotecnologiapt_BR
dc.description.abstractAbstract: Biotechnology, a science that utilizes the mechanisms of living organisms to address human needs, holds immense transformative potential. In the context of basic education, understanding this field is crucial for students to gain scientific knowledge and reflect on its social and ethical impacts. In 2023, the State Department of Education of Paraná (SEED/PR) incorporated Biotechnology into the Mathematics and Natural Sciences Formative Itinerary of the New High School curriculum, aiming to highlight the relevance of this science for human development. However, challenges such as the lack of updated pedagogical resources and the predominance of lecture-based classes limit student engagement and meaningful learning. In response, this study explored how gamification, combined with inquiry-based learning, could enhance Biotechnology education in basic education, focusing on the production and application of insulin. A gamified pedagogical proposal was developed, integrating investigative and playful learning to explore the history, production process, and social implications of insulin. The work was structured into four stages: a theoretical review of Biotechnology and active methodologies; the development of the gamified proposal aligned with the principles of inquiry-based learning; practical application in the classroom; and an analysis of the results obtained. The findings revealed significant improvements in student learning, indicating that this approach contributes to dynamic, accessible teaching aligned with the demands of the New High School curriculum. Gamification proves to be an effective methodology for teaching Biology and other knowledge areas, standing apart from traditional teaching by demonstrating strong potential for student acceptance. While gamification, with its playful and competitive elements, enhanced student motivation, inquiry-based learning fostered curiosity and active participation in knowledge construction. This research reinforces the importance of active methodologies in basic education, highlighting gamification as an effective tool to increase student interest and understanding of Biotechnologypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectBiologia Geralpt_BR
dc.titleA biotecnologia da insulina na educação básica : explorando a produção, aplicações e impactos na saúde por meio da gamificaçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples