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    Avaliação da qualidade técnica do treinamento de profissionais facilitadores do Caregiver Skills Training (CST)

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    RM_THAIS_SOUZA.pdf (883.1Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Souza, Thaís Cristina Angelote de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Visando o impacto social, a Organização Mundial da Saúde em parceria com a Autism Speaks, organizou o Caregiver Skills Training (CST), um programa de capacitação parental que visa viabilizar intervenções adequadas a cuidadores de crianças com autismo ou outros transtornos do neurodesenvolvimento, sobretudo nos países subdesenvolvidos. Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Curitiba é pioneira na implementação do programa no Brasil, e alguns profissionais da rede de saúde receberam a capacitação e ofereceram treinamento aos familiares. O objetivo do trabalho é verificar a qualidade técnica do treinamento de facilitador do CST a partir da perspectiva dos profissionais do sistema público de saúde, e analisar os impactos que eles observaram em suas práticas. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, de dados coletados a partir de um questionário online disponibilizado aos profissionais do Centro de Especialidades Médicas Encantar e de duas Unidades de Saúde através da plataforma KoboToolBox. Participaram da pesquisa 20 profissionais, sendo 2 do serviço social, 1 do administrativo e os outros da área da saúde (medicina, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e técnico de saúde bucal). A pesquisa foi realizada com profissionais que passaram pelo treinamento de facilitadores do CST (n=13) e com profissionais que não passaram (n=7), mas que estão em contato diariamente com a equipe que realizou o treinamento, a fim de verificar a influência indireta do treinamento em seus atendimentos. O questionário constituiu questões sobre características sociodemográficas dos participantes, sobre o conteúdo e formato da capacitação que os profissionais receberam para implementar o CST e questões relacionadas às percepções dos profissionais sobre a influência do treinamento em suas práticas. Os dados apontam que 85% dos profissionais avaliaram o impacto do CST como relevante ou muito relevante em suas práticas, além de verificarem melhora ou muita melhora na qualidade dos atendimentos em seus locais de trabalho e 80% perceberam mudança na participação dos cuidadores nos cuidados dos filhos, direta ou indiretamente. Dos 13 participantes que receberam o treinamento, 92,3% consideraram o material didático relevante ou muito relevante; apesar disso, 69,23% alegaram que o tempo de duração de cada encontro era insuficiente e 53,8% enfrentaram dificuldades ao receber o treinamento. Os resultados indicam que os profissionais reconheceram o impacto positivo do treinamento do CST em suas práticas, direta ou indiretamente. Todavia, observou-se, na percepção dos profissionais, escassez de dinamicidade e práticas no conteúdo do treinamento, além da necessidade de ampliação da carga horária para maior aprofundamento, a fim de minimizar as dificuldades enfrentadas
     
    Abstract : Focusing on the social impact, the World Health Organization, in partnership with Autism Speaks, has organized Caregiver Skills Training (CST), a parental training program that aims to enable appropriate interventions for caregivers of children with autism or other neurodevelopmental disorders, especially in low to middle-income countries. In this context, Curitiba City Hall is a pioneer in implementing the program in Brazil, and some professionals from the health network have received the training and offered it to family members. The objective of this research is to verify the technical quality of the CST facilitator training from the perspective of professionals working in the health network and the impact they have seen on their practices. This is a qualitative descriptive study, with data collected from an online questionnaire made available to professionals at the Encantar Medical Specialties Center and two Health Units via the KoboToolBox platform. Twenty professionals took part in the survey, two from social workers, one from administration and the others from the health area (medicine, physiotherapy, psychology, speech therapy, nursing and oral health technicians). The survey was carried out with professionals who had undergone the CST facilitator training (n=13) and with professionals who had not (n=7), but who are in daily contact with the team that underwent the training, in order to verify the indirect influence of the training on their care. The questionnaire consisted of questions about the participants' sociodemographic characteristics, the content and format of the training the professionals received to implement the CST and questions related to the professionals' perceptions of the influence of the training on their practices. Data shows that 85% of the professionals considered the impact of the CST to be relevant or very relevant to their practices, in addition to seeing an improvement or a lot of improvement in the quality of care in their workplaces, and 80% noticed a change in the participation of caregivers in their children's care, either directly or indirectly. Of the 13 participants who received the training, 92.3% considered the didactic material to be relevant or very relevant; despite this, 69.23% claimed that the duration of each meeting was insufficient and 53.8% faced difficulties when receiving the training. The results indicate that the professionals recognized the positive impact of the CST training on their practices, either directly or indirectly. However, in the professionals' perception, there was a lack of dynamism and practice in the content of the training, as well as the need to expand the training time in order to minimize the difficulties faced
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95779
    Collections
    • Pedagogia [606]

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