Mostrar registro simples

dc.contributorGonçalves, Tamara Margarethe Ribeiro Martinspt_BR
dc.contributor.advisorZanetti, Maria Aparecida, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorChabu, Michelept_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T22:09:12Z
dc.date.available2025-04-03T22:09:12Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95778
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Maria Aparecida Zanettipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo desta pesquisa foi destacar a importância da avaliação da aprendizagem escolar sob uma perspectiva emancipatória, demonstrando como ela se torna um elemento essencial da atividade educativa, presente tanto de maneira explícita quanto implícita nas obras de Paulo Freire. Embora a avaliação não tenha sido o foco central de nenhuma obra específica de Paulo Freire, sua teoria e visão educacional fornecem fundamentos para a discussão. Este estudo bibliográfico exploratório analisou três obras de Paulo Freire: "Pedagogia do Oprimido" (1968), "Medo e Ousadia: o cotidiano do professor" (1986) e "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa" (1996), bem como outros escritos de diversos autores. Como conclusão, destacou-se a necessidade premente de repensar as práticas educativas de avaliação. Nesse sentido, a abordagem defendida pela teoria Freireana promove uma reflexão crítica das estruturas tradicionais de avaliação e incentiva a adoção de práticas mais inclusivas e igualitárias. Assim, esta pesquisa demonstrou que a teoria de Freire pode inspirar reflexões essenciais que impulsionam uma transformação significativa na forma como educadores e educandos são avaliados, promovendo, deste modo, uma educação mais enriquecedorapt_BR
dc.description.abstractAbstract : The aim of this research was to highlight the importance of assessing school learning from an emancipatory perspective, demonstrating how it becomes an essential element of the educational process, both explicitly and implicitly present in the works of Paulo Freire. Although assessment was not the central focus of any specific work by Paulo Freire, his educational theory and vision provide a foundation for the discussion. This exploratory bibliographic study analyzed three works by Paulo Freire: "Pedagogy of the Oppressed" (1968), "Fear and Audacity: the daily life of the teacher" (1986), and "Pedagogy of Autonomy: knowledge necessary for educational practice" (1996), as well as other writings by various authors. In conclusion, the pressing need to rethink educational assessment practices was highlighted. In this regard, the approach advocated by Freirean theory promotes a critical reflection on traditional assessment structures and encourages the adoption of more inclusive and egalitarian practices. Thus, this research demonstrated that Freire's theory can inspire essential reflections that drive a significant transformation in how educators and learners are assessed, thereby promoting a more enriching educationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectPrática educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar numa perspectiva emancipatória freireanapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples